Foto: Feijão Almeida/GOVBA


O Governo do Estado da Bahia firmou, nesta quarta-feira (11), um contrato de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), prevendo um empréstimo de até US$ 150 milhões para a recuperação e duplicação do trecho da BA-001, que conecta Nazaré das Farinhas à Ponte do Funil, em Itaparica, e faz parte das obras complementares do Sistema Viário Integrado da Ponte Salvador-Itaparica.


 
De acordo com o contrato, parte dos recursos também será destinada ao financiamento parcial de contribuições ao Fundo de Garantia de Aporte da Ponte (FGAP). O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, explicou que a relação com a CAF é parte de uma etapa estratégica, de diálogo com agências de fomento, para garantir que a ponte seja uma realidade.  


 
“A construção de uma obra de tanto impacto, como é a Ponte Salvador-Itaparica, demanda um planejamento financeiro adequado. Dentro do cronograma do que estamos aportando de recursos, as conversas com órgãos multilaterais, com agências de fomento, fazem parte. Então, é um valor significativo, mas é uma parte do planejamento financeiro que já está desenhado, garantido, para que a ponte Salvador-Itaparica seja uma realidade”, destacou.

 

O projeto busca oferecer uma solução logística eficiente e resiliente às mudanças climáticas e inclusão social e financeira. A ponte Salvador-Ilha de Itaparica, elemento central do Sistema Viário, será construída com base em rigorosos critérios de sustentabilidade e resiliência ambiental.

 

A execução do projeto será realizada no âmbito de uma parceria público-privada (PPP). O Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica contempla os seguintes trechos: 


 
Trecho 1 - Acessos viários em Salvador;
Trecho 2 - Ponte Salvador-llha de Itaparica;
Trecho 3 - Chegada da Ponte à llha de Itaparica;
Trecho 4 - Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na llha de Itaparica; 
Trecho 5 - Recuperação e ampliação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.


 
O contrato de financiamento do projeto inclui medidas de mitigação ambiental e social. Elas serão adotadas para reduzir os impactos do empreendimento, respeitando as salvaguardas ambientais do CAF e as normas ambientais vigentes no estado e no país.

 

Por Bahia Notícias