Foto: Feijão Almeida/GOVBA
O Governo do Estado da Bahia firmou, nesta quarta-feira (11),
um contrato de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América
Latina e do Caribe (CAF), prevendo um empréstimo de até US$ 150 milhões para a
recuperação e duplicação do trecho da BA-001, que conecta Nazaré das Farinhas à
Ponte do Funil, em Itaparica, e faz parte das obras complementares do Sistema
Viário Integrado da Ponte Salvador-Itaparica.
De acordo com o contrato, parte dos recursos também será destinada ao
financiamento parcial de contribuições ao Fundo de Garantia de Aporte da Ponte
(FGAP). O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, explicou que a relação com a
CAF é parte de uma etapa estratégica, de diálogo com agências de fomento, para
garantir que a ponte seja uma realidade.
“A construção de uma obra de tanto impacto, como é a Ponte Salvador-Itaparica,
demanda um planejamento financeiro adequado. Dentro do cronograma do que
estamos aportando de recursos, as conversas com órgãos multilaterais, com
agências de fomento, fazem parte. Então, é um valor significativo, mas é uma
parte do planejamento financeiro que já está desenhado, garantido, para que a
ponte Salvador-Itaparica seja uma realidade”, destacou.
O projeto busca oferecer uma solução logística eficiente e
resiliente às mudanças climáticas e inclusão social e financeira. A ponte
Salvador-Ilha de Itaparica, elemento central do Sistema Viário, será construída
com base em rigorosos critérios de sustentabilidade e resiliência ambiental.
A execução do projeto será realizada no âmbito de uma
parceria público-privada (PPP). O Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica
contempla os seguintes trechos:
Trecho 1 - Acessos viários em Salvador;
Trecho 2 - Ponte Salvador-llha de Itaparica;
Trecho 3 - Chegada da Ponte à llha de Itaparica;
Trecho 4 - Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na
llha de Itaparica;
Trecho 5 - Recuperação e ampliação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova
Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego,
cabeceira da Ponte do Funil.
O contrato de financiamento do projeto inclui medidas de mitigação ambiental e
social. Elas serão adotadas para reduzir os impactos do empreendimento,
respeitando as salvaguardas ambientais do CAF e as normas ambientais vigentes
no estado e no país.
Por Bahia Notícias