O senador Davi Alcolumbre (União-AP), favorito para a presidência do Senado em fevereiro de 2025, definiu que o atual líder do PSD no Senado, Otto Alencar (PSD-BA), presidirá a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa até 2026. A decisão foi tomada após um acordo entre os dois, com a presidência da comissão sendo prometida por Alcolumbre em troca do apoio do PSD à sua candidatura ao comando do Senado.
Atualmente, Alcolumbre ocupa a presidência da CCJ, mas irá ceder o cargo a Otto Alencar no próximo período. A mudança reforça a estratégia do senador para garantir apoio dentro da Casa para sua eleição, que ocorrerá em fevereiro de 2025. A movimentação também acirra especulações sobre o futuro de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado.
Com a definição de Otto Alencar na CCJ, cresce a expectativa de que Rodrigo Pacheco possa deixar o Senado e se tornar ministro do governo Lula, mais especificamente no Ministério da Justiça. Aliados de Pacheco indicam que ele tem interesse na pasta, que atualmente é comandada pelo ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski.
Foto: Roque de Sá/Agência Senado