Fotos: Rovena Rosa / EBC - Divulgação

Se a eleição presidencial fosse realizada hoje, Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, lideraria numericamente com 37,6% das intenções de voto, contra 33,6% do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

A diferença entre os dois é de apenas 4 pontos percentuais, o que, considerando a margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos, coloca os dois em um cenário de empate técnico. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, realizada entre 21 e 25 de novembro de 2024.

 

O levantamento foi realizado após a divulgação de uma investigação da Polícia Federal, que aponta Bolsonaro como um dos supostos organizadores de um golpe de Estado frustrado no final de 2022.

 

No cenário de 1º turno, além de Bolsonaro e Lula, o ex-candidato Ciro Gomes (PDT) aparece com 7,9% das intenções de voto, seguido por Simone Tebet (MDB) com 7,7% e Ronaldo Caiado (União Brasil), com 3,7%.

 

A pesquisa foi realizada com 2.014 eleitores, com idade a partir de 16 anos, em todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro do estudo é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

A pesquisa também avaliou cenários de 2º turno, considerando confrontos entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Os resultados desses cenários ficaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.

 

Confira abaixo os cenários testados pelo levantamento:

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Bahia Notícias