Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil


O Ministério da Saúde lançou uma nova ferramenta para acompanhar o estoque de vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Trata-se do painel de monitoramento, lançado após estados relatarem falta de doses de alguns imunizantes. 

 

O acesso à plataforma ainda não está disponível. O órgão informou que a falta de alguns imunizantes, a exemplo do BCG, hepatite B, vacina oral da poliomielite e tríplice viral com curto prazo de validade seria decorrente dos estoques herdados no governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

 

Segundo a pasta, via O GLOBO, no dia 5 de janeiro de 2023, cerca de 21,5 milhões de vacinas foram identificadas com risco de perda por terem sua validade próximas do vencimento. Desta quantidade, 3,2 milhões de doses são do imunizante meningocócica C, 1,7 milhão de doses da vacina varicela, 5,6 milhões de doses da vacina de febre amarela e 11 milhões de doses da vacina DTP.

 

No entanto, a titular da pasta, Nisia Trindade, afirmou, que a falta de doses ainda seria “pontual” e que não acontece um desabastecimento no país. 

 

“Não se pode falar de desabastecimento de vacinas no Brasil. Uma prova disso é que neste sábado ocorreu um 'dia D' em vários municípios, seria impossível com desabastecimento”, indicou Trindade. 

Por Bahia Notícias