
Foto: Divulgação
O edital de licitação nº
002/2024, que definirá qual empresa vai operar a linha marítima Salvador-Morro
de São Paulo, no município de Cairu, está suspenso. A decisão partiu da
Comissão Permanente de Licitação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos
de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que acatou o recurso
da licitante Cacatua Transporte de Cabotagem.
O Bahia Notícias já havia
trazido que algumas exigências previstas no edital desagradaram diversas
empresas interessadas em gerir a linha hidroviária. O crivo da presidente da
comissão, Patrícia Silveira de Queiroz, foi publicado no Diário Oficial do
Estado (DOE) de terça-feira (27) e barrou o edital às vésperas do
recebimento de propostas que aconteceria nesta quarta-feira (28) - sendo que
antes, o procedimento seria realizado no dia 7 de maio.
Na escalada da polêmica, uma
outra questão deixou uma ‘pulga atrás da orelha’ das licitantes. O presidente
da Internacional Travessias (ITS), Luiz Carlos Catanhede, antecipou a
informação de que a empresa teria vencido o edital para administrar a linha marítima
antes mesmo do resultado ser publicado pela Agerba. No entanto, a ITS desmentiu o próprio presidente e negou estar
participando da licitação.
ISONOMIA
Entre os artigos, o mais
contestado é a exigência de que as embarcações da empresa vencedora tenham
idade máxima de 15 anos, com prazo de apenas 120 dias para apresentá-las.
“Considerando a idade máxima de quinze anos para embarcações existentes,
apresentar o Plano de Renovação e Modernização da frota, sabendo-se que as
embarcações não poderão exceder a vida útil de vinte anos dentro do período da
Concessão”, diz um dos trechos do edital.
Trecho retirado do edital n.º 002/2024 da
Agerba
As licitantes questionam que
quase nenhuma empresa baiana - e provavelmente do país - teria condições
de atender a essa determinação, além do fato desse critério não ser usual nas
licitações do gênero, nem estarem estabelecidas em nenhuma norma legal. A
exceção seria justamente a ITS que, conforme a afirmação do seu presidente,
havia construído uma embarcação com essa finalidade.
Na oportunidade, a entidade
disse, por meio de nota ao Bahia Notícias, que atende somente ao serviço de
ferry-boat, que faz a linha Salvador-Itaparica e negou participação no processo
licitatório. “A Internacional Travessias Salvador informa que não está
participando de nenhum processo de licitação. A empresa atende exclusivamente
ao serviço de ferry-boat Salvador/Itaparica”, afirmou a organização.
Já a Agerba, também por meio de
nota, afirmou que a licitação para linha Salvador-Morro de São Paulo
encontra-se publicada através do edital de licitação 02/2024. "Foi
estabelecido que a embarcação a ser utilizada tenha até 15 anos de uso com base
em critérios técnicos utilizados pela Agência para garantir a eficiência,
segurança e qualidade dos serviços prestados à população, incluindo a renovação
e modernização da frota uma vez que o contrato tem previsão de 10 anos",
afirmou a agência.
Por Bahia
Notícias