Na noite desta segunda-feira (27), duas balsas colidiram em Porto Seguro e deixaram vários feridos. As embarcações fazem a travessia entre o Centro e o distrito de Arraial D’Ajuda.
Segundo o Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade, o acidente deixou feridos, mas não há confirmação de quantas pessoas foram atingidas. Um passageiro Porto Alegre (RS), de 65 anos, sofreu um corte profundo na perna e precisou ser socorrido para uma unidade de saúde.
Por meio de nota conjunta, as empresas da travessia informaram que a colisão ocorreu por força da maré vazante que causou um arrasto inesperado de uma das balsas, gerando a colisão lateral da outra. As empresas destacaram também que em mais de 30 anos de operação do transporte hidroviário, esta é a primeira vez que se regista uma colisão de embarcações da travessia no município de Porto Seguro, não observando em todo esse tempo, qualquer evento que ofereça riscos aos passageiros.
Conforme o site Radar News, também parceiro do Acorda Cidade, alguns veículos ficaram danificados e os assentos da parte superior da embarcação caíram sobre as pessoas. Vídeos que circulam na internet mostram muito sangue no local e o visitante gaúcho com uma perna enfaixada, sendo levado em um carro para uma unidade de saúde.
A Marinha do Brasil (MB), por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro), informou que será instaurado um procedimento para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.
Leia a seguir as notas na íntegra
DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM PORTO SEGURO
NOTA OFICIAL
A Marinha do Brasil (MB), por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro), informa que tomou conhecimento, por volta das 20h30 desta segunda-feira (27), sobre o abalroamento ocorrido entre a balsas Laguna II e Santa Cruz, durante a navegação de travessia entre Porto Seguro e Arraial D’Ajuda.
Imediatamente, após tomar conhecimento do ocorrido, uma equipe de Inspeção Naval (IN) da DelPSeguro foi deslocada para o local a fim de ampliar as informações e prestar o auxílio necessário.
Cabe informar que um passageiro ficou levemente ferido e foi encaminhado para a unidade hospitalar. As embarcações sofreram avarias, no entanto, não há registros de poluição hídrica.
A DelPSeguro informa que será instaurado um procedimento para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.
NOTA À IMPRENSA
As empresas da Travessia vêm a público esclarecer que a colisão entre duas embarcações, na noite desta segunda-feira, 27, ocorreu por força da maré vazante que causou um arrasto inesperado de uma das balsas, gerando a colisão lateral da outra.
Vale ressaltar que em mais de 30 anos de operação do transporte hidroviário, é a primeira vez que se regista uma colisão de embarcações da travessia no município de Porto Seguro, não observando em todo esse tempo, qualquer evento que ofereça riscos aos passageiros.
Todas as nossas operações são baseadas em procedimentos, regras de segurança e treinamento de nossos funcionários, que são preparados para atuar em diversas condições, prezando sempre pela prestação de um serviço de qualidade aos nossos passageiros.
Em relação à ocorrência, a pessoa que se feriu recebeu toda a prestação de atendimento médico e acompanhamento das empresas Travessia.
As Empresas Rio Nave e Rio Buranhém se colocam à disposição para colaborar com a apuração das causas que levaram à colisão das embarcações, reiterando seu compromisso em priorizar a segurança dos passageiros e a qualidade dos serviços prestados.