Assim como em todos os municípios do país, Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, começou a aplicação da vacina bivalente nesta segunda-feira (27). Inicialmente, o imunizante será direcionado para pessoas em grupo de risco em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Nesta primeira fase serão vacinados idosos acima de 70 anos, pessoas assistidas em Instituições de Longa Permanência de Idosos (abrigados e trabalhadores desses locais) e pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos de idade.
Para receber o reforço, todos devem ter tomado a 1ª e 2ª doses da vacina no mínimo, levar um documento de identificação, além do comprovante de vacinação com o esquema vacinal. “Vamos ampliar os grupos conforme cronograma do Ministério da Saúde. Você que ainda não tomou sua 4ª dose, adiante seu lado! Em breve a bivalente vai estar disponível pra você!”, informa s prefeitura de Itaberaba.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.
Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos chamados grupos de risco. Conforme divisão anunciada pelo ministério, a imunização será feita da seguinte forma: na fase 1, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 e 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.
Jornal da Chapada