O Itabuna carimbou a vaga na semifinal do Campeonato Baiano de 2023. Na tarde deste domingo (26), o Dragão do Sul goleou o Bahia, que jogou com o time sub-20, por 4 a 0, no estádio Ribeirão, em Camacã, pela nona e última rodada da primeira fase. Os gols foram marcados por Hitalo, Alex Sandre, duas vezes, e Cesinha.
Com o resultado positivo, o Itabuna chegou aos 15 pontos e manteve o quarto lugar garantindo a última vaga no G-4. Líder da tabela e já classificado de forma antecipada, o Tricolor permaneceu com 21 e terá a vantagem de decidir o confronto da semifinal em casa.
Bahia e Itabuna voltam a se enfrentar no confronto da semifinal. A data reservada para o jogo de ida foi 12 de março, um domingo, enquanto a volta deve acontecer no domingo da semana seguinte. A FBF divulgará a programação detalhada do confronto. Mas antes disso, o Tricolor muda a chave para a Copa do Brasil, onde encara o Jacuipense, no duelo único da primeira fase, na próxima quarta-feira (1º), às 21h30, em Pituaçu.
O JOGO
Com um minuto de jogo, o Itabuna abriu oi placar com Hitalo. Cruzamento na medida e o camisa 11 aproveitou o vacilo da defesa do Tricolor e fuzilou Eric. Itabuna 1x0 Bahia
O Dragão do Sul queria mais. Aos cinco minutos o goleiro Eric salvou o Tricolor. Alex Sandre dominou na área, fez o giro e bateu para o gol, mas o arqueiro do time da capital fez grande defesa e a zaga afastou o perigo.
O Tricolor chegou a colocar a bola dentro do gol aos 11 minutos. Na bola levantada na área, o atacante Tiago acabou trombando e derrubando o goleiro Thiago Passos que subiu para fazer a defesa, mas acabou caindo e a a pelota cruzou a linha, mas a arbitragem invalidou o lance assinalando a falta de ataque. Aos 18 foi a vez dos donos casa levarem perigo. Eric errou ao se adiantar para dividir a bola, mas Cesinha desperdiçou a oportunidade de ampliar o marcador ao finalizar mal.
Alex Sandre faz o segundo gol do Itabuna
O Itabuna marcou o segundo gol com Alex Sandre aos 39 minutos. Hitalo foi lançado na esquerda, dominou, levantou a cabeça e fez o cruzamento na medida para o camisa 10 cabecear pro chão e estufar as redes. Itabuna 2x0 Bahia
Cesinha marca o terceiro
O Dragão do Sul chegou ao terceiro gol aos 41 minutos. O camisa 9 recebeu cruzamento de Elivelton na grande área, dominou, cortou para o meio e finalizou no canto direito de Eric para estufar as redes. Itabuna 3x0 Bahia
Segundo tempo
Perdendo por 3 a 0, o técnico Rogério Ferreira fez três substituições no vestiário. O Tricolor voltou com o Daniel, Roger e Gustavo Kawã, respectivamente nos lugares de João Victor, Lustosa e João Coni.
Aos quatro minutos, Eric fez uma difícil defesa. Na cobrança de falta direta, pela esquerda, de Alex Sandre, o arqueiro tricolor espalmou para escanteio e acabou resvalando na trave na queda. No minuto seguinte foi a vez do time da capital. Tiago recebeu, invadiu a área e chutou para o gol, mas Thiago Passos fez a defesa mandando para fora.
O Tricolor criou boa chance aos 24 minutos. Jogada de Roger, que tira três marcadores e finaliza, mas a bola passa por cima da trave defendida por Thiago Passos. A resposta do Dragão do Sul veio três minutos depois, Flavinho invadiu a área, chegou na linha de fundo e bateu para o gol, Erick desviou e a zaga afastou o perigo.
Aos 35 minutos, Flavinho fez boa jogada pela direita, cortou um marcador, mas parou na marcação de Lucas Aruba. Depois de roubar a bola, o jogador do Tricolor sofreu a falta. O time da capital respondeu na sequência, mas Thiago Passos saiu no momento certo e afastou o perigo.
Alex Sandre faz o quarto do Dragão do Sul
O Itabuna transformou a vitória em goleada aos 49 minutos, novamente com Alex Sandre. No contra-ataque, Cesinha ajeitou para o camisa 10 que finalizou e a bola ainda desviou antes de entrar. Itabuna 4x0 Bahia
FICHA TÉCNICA
Itabuna 4x0 Bahia
Campeonato Baiano - 9ª rodada
Local: Antônio Elias Ribeiro, em Camacã
Data: 26/02/2023 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Wagner Francisco Silva Souza
Assistentes: Jucimar dos Santos Dias e Ledes José Coutinho Neto
Quarto árbitro: Bruno Nogueira Prado
Cartões amarelos: Hebert (Itabuna) / Lustosa, Sidney, Erick, Nathan (Bahia)
Gols: Hitalo, Alex Sandre, duas vezes, Cesinha (Itabuna)
Itabuna: Thiago Passos (Neto); João Neto (Joadson), Jan Pieter, Lucimário e Elivelton; Hebert (Flavinho), Flávio, Luiz Felipe (Fabinho) e Matheus; Alex Sandre, Hitalo (Manoel) e Cesinha. Técnico: Sérgio Araújo.
Bahia: Eric; João Victor (Daniel), Luis Rodrigo, Nathan e Alex (Erick); Lustosa (Roger), Sidney e Vitinho; Léo Guerra (Lucas Aruba), Tiago e João Coni (Gustavo Kawã). Técnico: Rogério Ferreira.