O setor hoteleiro de Salvador superou os níveis pré-pandemia e alcançou média de ocupação de 96,5%, atingindo 100% nos principais hotéis da cidade de sábado (18) a terça-feira (21) de Carnaval. Isso foi o que informou a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia (ABIH-BA) nesta quarta-feira (22).

 

"Os resultados foram melhores que o registrado no Carnaval de 2020 - último Carnaval antes da pandemia. Neste sentido, a expectativa é termos um ano de 2023 igual ou melhor que o de 2019", disse Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA.

 

Para Luciano, um dos pontos positivos da festa momesca é que a rentabilidade do setor aumenta, pois os valores das tarifas são maiores do que em outros períodos do ano. 

 

"O faturamento dos hotéis no período é equivalente a 11,5% de todo o ano, considerando que os hotéis atingiram picos de 100% na taxa de ocupação e a diária tem um incremento significativo - esse dado mostra a força do Carnaval. Este ano houve um recorde de público de todo o histórico do Carnaval", ressaltou.

 

"Ficamos quase três anos com restrições e agora já percebemos o retorno de turistas estrangeiros. Visualizamos este aumento no fluxo de turistas nos hotéis”, acrescentou Lopes.

 

Ainda de acordo com o representante da entidade, além de beneficiar os estabelecimentos hoteleiros próximos ao circuito, o Carnaval também movimentou as opções mais distantes.

Foto: Fred Pontes/Bahia Notícias