O que fazer para encarar o cansaço e a ressaca que muitas vezes a Quarta de Cinzas traz com ela? Coordenador do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Ivan Paiva recomenda ao folião beber muita água ou algum isotônico, a exemplo de água de coco.

Uma vez que bebeu e acordou com mal-estar no dia seguinte, o ideal é, além de se hidratar bastante, fazer uma alimentação leve e se medicar para dor de cabeça com uma medicação que seja do uso habitual da pessoa, diz Ivan Paiva. Às vezes, um café quente, um bom banho e bastante hidratação minimizam esses sintomas de pós-intoxicação alcoólica.

O coordenador do Samu também alerta para a necessidade de ficar atento à intensidade dos sintomas. “Se a pessoa tiver uma dor de cabeça muito forte, vômito, o recomendável é procurar um serviço de saúde para investigar se é só isso ou se há algum outro problema de saúde associado”, ressalta. 

Paiva lembra, por exemplo, que quem tem epilepsia não pode beber e muitas vezes bebe e acaba desenvolvendo uma crise convulsiva. Por isso, é preciso no dia a dia ter cuidado com a saúde.

As dicas para se recuperar do cansaço são parecidas com aquelas para a recuperação da ressaca e inclui dormir horas suficientes para a reposição das energias, ter uma dieta balanceada, beber bastante água, adotar técnicas de relaxamento como Yoga e meditação, evitar o estresse, o consumo exagerado de álcool, nicotina e drogas e os estimulantes em excesso.