Considerado o Oscar do esporte, o Prêmio Laureus divulgou nesta segunda-feira (20) a lista dos indicados para a edição de 2023. Dois brasileiros estão na disputa, a skatista Rayssa Leal e o surfista Filipe Toledo estão na disputa da categoria de Melhor Atleta de Ação, que não há distinção de gênero.

 

O prêmio principal masculino de esportista do ano será disputado por astros como os atacantes Lionel Messi, campeão da Copa do Mundo, e Kylian Mbappé, vice-campeão e artilheiro do Mundial de futebol, o tenista Rafael Nadal, campeão do Australian Open e de Roland Garros, Max Verstappen, bicampeão mundial da Fórmula 1 de 2022, Mondo Duplantis, dois mundiais de atletismo, e Stephen Curry, campeão da NBA e MVP das finais.

 

Entre as mulheres a melhor esportista ficará entre a velocista jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, que quebrou o recorde ao conquistar o pentacampeonato mundial nos 100m; a nadadora americana Katie Ledecky, que abocanhou quatro ouros no Mundial de Esportes Aquáticos; a também velocista americana Sydney McLaughlin-Levrone, que quebrou o recorde mundial dos 400?m com barreiras; a jogdora de futebol espanhola Alexia Putellas, campeã da liga da Espanha com o Barcelona; a americana Mikaela Shiffrin, que recuperou o título geral na Copa do Mundo?de Esqui Alpino; e a tenista polonesa Iga ?wi?tek, que venceu na França e nos EUA para se tornar a número 1 do mundo? no tênis.

 

Rayssa Leal entrou na disputa pelo bom desempenho em 2022, após ter conquistado a medalha de prata 2021 nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Aos 15  anos, recém-completados, a garota ganhou seu primeiro ouro nos X-Games no evento street, em Chiba, em abril. Depois, brilhou ao vencer o SLS Super Crown, ganhando três etapas em Jacksonville, Seattle e Las Vegas. Por fim, em novembro, ganhou na etapa do Rio de Janeiro. Já Filipinho foi campeão mundial de surfe aos 27, vencendo o compatriota Ítalo Ferreira. Na disputa de melhor atleta em esportes de ação, os brazucas terão a concorrência da surfista oito vezes campeã do mundo, a australiana Stephanie Gilmore, e a especialista em ondas gigantes a francesa Justine Dupont. Também estão no páreo, a snowboarder americana Chloe Kim e a esquiadora olímpica freestyle chinesa Eileen Gu.

 

O prêmio Laureus tem sete categorias com seis indicados em cada. Os vencedores serão escolhidos após?votação da Laureus World Sports Academy, júri composto por 71 das maiores lendas do esporte de todos os tempos.