Cerca de 13 toneladas de carvão produzida de forma ilegal foi apreendida pela polícia ambiental Cippa de Lençóis na noite da quinta-feira (16) na rodovia estadual BA-052, mais conhecida por ‘Estrada do Feijão’. A ação aconteceu no trecho entre Anguera e Feira de Santana. Segundo a polícia, além do caminhão e da carga apreendida, um veículo de passeio fazia a escolta e informava sobre a ocorrência de blitz policiais ao longo do trajeto como forma de evitar a prisão e apreensão do carvão.

Segundo o comandante da unidade policial, major George Porto, seis em cada dez quilos de carvão vegetal produzidos no Brasil vêm do corte de árvores nativas. “Além de destruírem florestas e derrubarem árvores seculares, geralmente a produção ilegal desse material é realizada com mão de obra altamente explorada e até mesmo escravizada”. Duas pessoas foram presas e conduzidas à delegacia. O carvão apreendido deverá ser doado a alguma instituição de caráter social.

A Cippa de Lençóis é uma unidade da Polícia Militar da Bahia voltada à prevenção e repressão de crimes ambientais, tendo sua sede na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, e é responsável por 126 municípios baianos, incluindo cidades como Seabra, Irecê, Barreiras e Guanambi. O Estado da Bahia dispõe no total de três unidades de Polícia Ambiental, sendo uma em Lençóis e as outras duas nas cidades de Salvador e Porto Seguro. Com informações de assessoria.