O Brasil é mundialmente conhecido como país do carnaval, mas nem por isso a festa é amada por todos os brasileiros. Enquanto milhares aproveitam a época para entrar na avenida com muito ritmo, se aventurando em bloquinhos pelas cidades, há muita gente que prefere curtir o feriadão longe da folia.

Para aqueles que aproveitam o feriado para descansar, a Chapada Diamantina é perfeita para se conectar com a natureza. Os municípios da região seguem como destinos preferidos de quem quer fugir dos circuitos de carnaval.

Além dos atrativos históricos e naturais, esse período se tornou um sinônimo de tranquilidade na região tanto para quem prefere descansar quanto para quem quer curtir um carnaval mais tradicional. Quem escolher curtir a folga da folia na Chapada, o que não vai faltar são opções de passeios. A região conta com diversos atrativos como trilhas, parques ecológicos, cachoeiras, grutas e balneários.

A Chapada Diamantina é conhecida por suas paisagens de tirar o fôlego | FOTO: PISA Trekking |

Os municípios de Andaraí (Igatu), Mucugê, Palmeiras (Vale do Capão), Morro do Chapéu, Rio de Contas, Piatã, Boninal, Abaíra, Ibicoara, Jacobina, Iraquara, Nova Redenção e Itaetê são alguns locais com opções para quem busca por locais paradisíacos e mais tranquilos. Essa região do coração da Bahia é destino ecoturístico que reúne história, natureza, belas paisagens, vistas de montanhas, rios, cachoeiras e principalmente muita paz. Patrimônio natural, a Chapada Diamantina é um local de nascentes, com fauna e flora de riqueza e belezas naturais únicas.

A diversidade e formações geológicas tornam a Chapada Diamantina o melhor lugar da Bahia para entrar em contato com a natureza. Muitos chegam até a classificar a região como o melhor parque natural do Brasil. O principal acesso é Lençóis, que é vista como a cidade base para chegar à região, seja por veículos terrestres ou aéreos.

A cidade de Lençóis | FOTO: Reprodução |

A cidade de Lençóis é um destino especial e único, pois além de conservar a arquitetura, a história e a memória do tempo do garimpo de diamantes, a região está cercada por áreas naturais ricas em biodiversidade. Segundo a Secretaria de Turismo, é preciso desfrutar o local com consciência.

Os agentes de turismo costumam recomendar que, diante da quantidade expressiva de opções de atrativos, o visitante faça uma análise e lista de pontos turísticos que não querem deixar de conhecer. Além disso, que opte por ter sempre um guia em razão das dificuldades intermediárias de alguns passeios.

Dentre os pontos turísticos mais recomendados, estão o Morro do Pai Inácio, que tem todo o esforço da sua subida íngreme recompensado pela vista local. A Cachoeira do Buracão também é bem procurada pela sua queda d’água de mais de 85 metros.

O Vale do Pati e o Vale do Capão também estão entre os atrativos com variedades. Um outro passeio também recompensador é o Poço Azul, uma gruta que recebe um efeito de luz e deixa todo o ambiente com uma cor maravilhosa para fotos e experiências.

Poço Azul | FOTO: Reprodução/YouTube |

Rico em belezas naturais, o município de Ibicoara, na zona turística Chapada Diamantina, é também um excelente destino para quem deseja descanso nesse período. Tem como principal atrativo a Cachoeira do Buracão. A queda d’água de 85 metros de altura recebe a visita de aproximadamente 25 mil pessoas por ano, segundo levantamento da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que promove o destino em feiras do setor.

Jornal da Chapada

Cachoeira do Buracão em Ibicoara | FOTO: Reprodução/Guia Chapada Diamantina |