O terremoto que atingiu a Turquia e a Síria já deixou mais de 33 mil vítimas fatais confirmadas pelas autoridades. O novo balanço foi divulgado neste domingo (12) pelos turcos e dá conta de 29.605 óbitos. Somados à última atualização dos sírios, que apresenta 3552 mortes, o total de vítimas chegou a 33.157.

Além das mortes, também foi confirmado um total de 93 mil feridos que recebem atendimento médico e cerca de 1,5 milhão de pessoas estão desabrigadas. Ao todo, 31 mil equipes de resgate atuam nos esforços de encontrar as vítimas da tragédia.

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, cerca de 23 milhões de pessoas estão no espectro de afetados diretamente pela tragédia. Entre eles, 5 milhões são considerados em situação de vulnerabilidade. Pela quantidade de prédios danificados, a OMS havia estimado no último sábado (11) que o total de mortos pode ultrapassar os 40 mil. Ao que tudo indica, infelizmente as projeções estavam corretas.

Um terremoto de magnitude 7,8 – que trouxe consigo mais de cem tremores em seguida – atingiu o sul da Turquia e noroeste da Síria na última segunda-feira (6) deixando um rastro de destruição por onde passou. Os tremores também foram sentidos no Líbano, Israel, Chipre e Iraque, ainda que não haja registro de vítimas nesses países. Com informações do G1