Três vereadores do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante sessão da corte nesta quinta-feira (9). A informação foi confirmada pelo Jornal da Chapada, que aguarda a sentença, mas a decisão do pleno aconteceu devido a irregularidades em cota de gênero, no DRAP dos partidos PCdoB e DEM.

Pela decisão, perderam os mandatos os vereadores Mania (PCdoB), Berimbau (União Brasil) e Adaias da Feira (PCdoB). Segundo informações preliminares, o TSE decidiu, por unanimidade, anular os votos recebidos pelos três vereadores nas eleições de 2020. As irregularidades foram no preenchimento da cota de gênero pelos partidos União Brasil e PCdoB.


Nalva, Amaury e Samuca assumem os cargos vagos | FOTO: Montagem do JC |

Essa decisão foi acompanhada pelos sete ministros, seguindo o voto do relator ministro Raul Araújo. Com a cassação dos três edis, a população itaberabense terá nova formação da Casa Legislativa. Passam a ocupar as cadeiras vagas na Câmara do município chapadeiro o Professor Amaury (PP), Samuca do Foto (PP) e Nalva Nolácio (PSD).

No TSE ainda tramita um outro processo, já em fase final, que apura as mesmas irregularidades no Drap do partido PSDB, que figura como principal investigado o vereador Murilo Vitor Soares.

Jornal da Chapada