A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, proibiu nesta sexta-feira (10) a comercialização e utilização de todas as marcas de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos no país.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e passa a valer imediatamente para consumidores e profissionais de beleza. No momento, o total de itens com venda suspensa chega a 27.

De acordo com o órgão, a decisão é preventiva e temporária. Ela foi adotada por causa do aumento do número de relatos de efeitos colaterais "graves relacionados a intoxicação ocular” associados ao uso desse tipo de produto, disse a Anvisa.

As pessoas que adquiriram as pomadas relataram perda temporária da visão, ardência nos olhos, coceira, vermelhidão, inchaço e dor de cabeça. Os profissionais que fazem o manuseio e aplicação do produto também receberam a recomendação de suspender o uso. 

A agência informou que, no momento, são realizados testes, provas e análises para investigar o caso. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote poderá ser comercializado. A utilização por consumidores e profissionais de beleza também suspensa.