A prefeitura de Itaetê, na Chapada Diamantina, informa nesta terça-feira (7), por meio da Secretaria de Saúde, os altos índices do município no que se refere a atenção básica na saúde. “A saúde de Itaetê segue avançando nos indicadores do Previne Brasil, novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Básica”, afirma a gestão, através das redes sociais.

Os dados são do Índice Sintético Final (ISF), que avalia critérios como: cadastrado da população na Atenção Básica, ações estratégicas relacionadas à saúde da mulher, criança, doenças crônicas, entre outras. Os dados consolidados de 2022 mostram que o município saiu da nota 4,81 para 9,29 no ISF. Essa avaliação é feita a cada quatro meses pelo Ministério da Saúde e divulgada no mês subsequente.

“Esse resultado reflete o trabalho e comprometimento dos profissionais de saúde da Atenção Básica de Itaetê. Parabéns a todas equipes das unidades básicas de saúde! Parabéns, Itaetê, por conquistar o 3º lugar na Regional de Saúde Itaberaba e alcançar a posição 68º no ranking da Bahia”, ressalta ainda a gestão de Zenildo Matos (União Brasil).

Os investimentos na saúde do município conta ainda com programas recentemente implantados, como o Projeto Visão sem Fronteiras, com consultas oftalmológicas e exames percorrendo todos os cantos da cidade; e a reativação do serviço de fisioterapia, que prevê a prevenção, promoção e reabilitação da saúde da pessoa com deficiência.

Jornal da Chapada