O município chapadeiro de Marcionílio Souza segue com a campanha de combate à doença de chagas com trabalho intenso de dedetização nos terrenos e quintais das casas. Nesta segunda-feira (6), a gestão do prefeito Hermínio José Mercês, o popular ‘Corró’, reforçou ações importantes para os moradores de todos as regiões do município. Dessa vez, o grupo de agentes fez visitas nas localidades de Queimadinha, Lagoa da Pedra e Sítio.

A prefeitura de Marcionílio Souza vem ampliando a prevenção da doença que está relacionada à forma de transmissão. Uma das maneiras de controlar a enfermidade é evitar que o inseto ‘barbeiro’ forme colônias dentro das residências. “Por meio da utilização de inseticidas residuais pelas equipes do programa de combate vamos combatendo essa doença em nosso município”, salienta o prefeito ‘Corró’.

De acordo com a gestão, em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, a sugestão é utilizar mosquiteiros ou telas metálicas. Também recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.) durante a realização de atividades noturnas (caçadas, pesca ou pernoite) em áreas de mata.

A doença da chagas é uma doença infecciosa perigosa, causada por um parasita encontrado nas fezes do inseto barbeiro. Os barbeiros abrigam-se em locais próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras. Nas casas, escondem-se nas frestas, buracos das paredes, nas camas, colchões e baús, além de serem encontrados em galinheiro, chiqueiro, paiol, curral e depósitos.

Jornal da Chapada