Como participante do programa federal de coleta e análise de água, o município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, realizou a ação da portabilidade do recurso natural utiliza para consumo humano. Em publicação nas redes sociais, a prefeitura diz que “o projeto é de suma importância para a cidade”. É um processo de controle de qualidade da água distribuída pela Embasa, visando garantir a saúde e bem-estar dos moradores.

Esse programa lançado pela Agência Nacional de Águas (ANA) visa ampliar o conhecimento sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil. Dessa forma, orienta a elaboração de políticas públicas para a recuperação da qualidade ambiental em corpos d’agua interiores como rios e reservatórios. Isso contribui para a gestão sustentável dos recursos hídricos. “As amostras coletadas são encaminhadas para o laboratório regional, onde são analisadas por profissionais que fiscalizam a condição da água que está sendo distribuída”, salienta a gestão municipal.

A Vigilância Sanitária é o órgão responsável por fazer a coleta e análise de água no município. No total, são 12 amostras mensais colhidas para inspeção, conforme informação da prefeitura. Esse serviço, além de notificar a Embasa caso os padrões de potabilidade não estejam adequados para consumo humano, tem como objetivo prevenir possíveis doenças transmitidas pela água. Além disso, os agentes também verificam a quantidade de cloro da água distribuída para consumo dos munícipios.

“É através do trabalho desempenhado pela Secretaria de Saúde, junto à Vigilância Sanitária, que prefeitura de Ruy Barbosa garante que a população tenha acesso a uma água de qualidade e, naturalmente, também garanta de forma preventiva a saúde da população”, salienta a gestão em publicação das redes sociais.

Jornal da Chapada