A prefeitura de Palmeiras anunciou a pavimentação asfáltica da estrada que liga a sede do município ao Vale do Capão, na Chapada Diamantina. O trecho de quase 20 km na BA-849, que dá acesso ao distrito de Caeté-Açu, será revestido após apelo da comunidade local. O investimento será de mais de R$ 33 milhões.
No mês de janeiro, um carro de passeio despencou de um barranco, com uma mulher e duas crianças, ao passar pela estrada. O caso aconteceu no dia 28, último sábado, e deixou moradores e turistas indignados. Não houve vítimas fatais no acidente.
Com o ocorrido, moradores da vila turística voltaram a criticar a prefeitura administrada pelo prefeito Ricardo Guimarães (PSD), que não resolvia a situação há dois anos. Conforme o relato dos moradores em carta aberta, há uma obra não concluída há mais de dois anos, mas que foi dada como finalizada pela prefeitura.
Com a anunciada conclusão da obra, nativos -moradores que trafegam diariamente e visitantes- irão usufruir de mais segurança ao passar pelo local, seja em busca de produtos para abastecimento dos seus estoques, por questões de saúde ou mesmo turísticas.
Segundo a gestão, “a obra também vai ajudar a desenvolver o turismo e a economia do município, gerando mais emprego e renda de forma direta e indireta”.
As condições da estrada, que liga à sede do município chapadeiro, têm impactado na ida de condutores aos atrativos naturais. Nesse trecho, motoristas relatam que há uma grande dificuldade para transitar no local em razão dos buracos, poças de água e as famosas ‘costelas de vaca’, visto que o solo não pavimentado tem uma baixa resistência mecânica.
As más condições da estrada, além de impactarem na ida de turistas aos atrativos, afetam, consequentemente, a renda local, já que se trata de uma área turística, que gera emprego e renda ao município. O Vale do Capão chega a ter uma das maiores rendas per capitas de Palmeiras.
Jornal da Chapada