A prefeitura do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, formalizou a entrega da gestão do Hospital Regional (HRI) ao Governo do Estado na tarde desta terça-feira (24). Segundo o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), o passo é fundamental para agilizar a reabertura do centro de saúde.

“Estou muito feliz em ter cumprido mais um compromisso que assumi com minha cidade. Estamos vivendo um marco em Itaberaba, após 15 anos fechado e 12 anos de abandono, o Regional vai voltar com toda força, sendo unidade hospitalar de referência na Chapada”, afirmou o prefeito.

Ricardo Mascarenhas agradeceu ao então governador Rui Costa (PT), por acreditar nesse projeto grandioso e ao atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), pela sensibilidade em priorizar a saúde na região e apostar em um equipamento moderno que, segundo ele, vai beneficiar toda nossa região. O prefeito exaltou também o apoio da secretária de saúde, Roberta Santana, e de toda equipe do Governo Municipal.

Acompanhado pelo secretário municipal de saúde, João Rodrigues, o secretário municipal de comunicação Zenildo Aragão e o secretário da agricultura, Fabricio Martinez, além do procurador do município, Oacir Mascarenhas e vereadores do município, o prefeito afirmou que em breve o hospital será reaberto e passará a funcionar, com uma superestrutura de qualidade e com capacidade técnica de alto nível.

Na primeira sexta-feira de janeiro (7), o ex-governador Rui Costa anunciou, ao lado de Ricardo, que o hospital deve ser reaberto em fevereiro pelo Governo da Bahia, que foi responsável pelo andamento das obras. O anúncio foi feito no município de Wagner.

O HRI passou por um processo de reestruturação com investimento de aproximadamente R$30 milhões, sendo 90% fornecidos pelo governo e 10% pela prefeitura de Itaberaba. Depois da reforma e ampliação, o novo equipamento conta com 10 leitos de UTI adulto, tomógrafo de 16 canais, máquinas novas de raio-x, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia, e será inaugurado em breve.

Com o equipamento, a região chapadeira ganhará 94 leitos para ampliar ainda mais a assistência à saúde, além de contar com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos para cirurgia, clínica, ortopedia, uma ala de enfermaria pediátrica, masculina e feminino e uma emergência.

Jornal da Chapada