Circula nas redes sociais um vídeo gravado por um dos moradores de Humildes, distrito de Feira de Santana, que mostra o momento em que uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) tenta deixar um paciente na policlínica do local, mas não consegue porque a unidade estava fechada.
O atendimento em policlínicas funciona durante 24 horas para urgências e emergências, com equipes em regime de revezamento. Estavam de plantão na madrugada de domingo para esta segunda, um médico, dois técnicos de enfermagem, um enfermeiro, uma recepcionista, um vigilante e uma pessoa da higienização. Mas a informação é de que a unidade estava fechada porque os servidores estavam dormindo.
O caso aconteceu durante a madrugada desta segunda-feira (23), por volta das 2h18. As imagens mostram que o condutor da ambulância bate diversas vezes no portão da policlínica, que estava trancado com cadeado.
O motorista então liga a sirene da viatura, na tentativa de chamar a atenção dos funcionários de plantão, mas ninguém aparece. Cansado de esperar, o funcionário do Samu vai embora com o paciente e o encaminha para outra unidade de saúde.
Caso repercute
Após o vídeo viralizar, moradores do distrito consideraram um absurdo o fechamento da policlínica.
“Achei um absurdo. Uma policlínica não é para estar fechada. Já que o pessoal estava cansado e queria dormir, descansar, tinha que ficar uma pessoa esperando na porta caso ocorresse alguma eventualidade, fazer um revezamento, é o certo. Dormia uma parte do grupo e o outro ficava, porque ninguém está livre, qualquer hora pode chegar uma pessoa passando mal, como chegou e a policlínica estava fechada”, afirmou uma moradora ao Acorda Cidade. Ela não quis se identificar.
A moradora disse ainda, que sempre busca atendimento no local e nunca foi mal atendida. Porém, não compreendeu por que aconteceu este episódio. Outra moradora, que também não quis se identificar, considerou a atitude dos plantonistas incorreta e infeliz.
“E estranho foi o sono porque a viatura parou na frente, o pessoal chamou e ninguém se levantou, a ponto de a ambulância abandonar o local e procurar o socorro em outro lugar. Então acho que a equipe foi bem infeliz nesta atitude e providências têm que ser tomadas, com as pessoas que estavam no episódio”, disse.
Ela considera que apesar do ocorrido o atendimento da Policlínica de Humildes é bom, recebendo moradores do distrito e de outras regiões. “Com relação ao atendimento, creio que é bom. Foi uma falha e uma infelicidade”, observou.
A coordenadora de enfermagem da policlínica, Israeli Amaral, não quis gravar entrevista. Ela reconheceu à reportagem que a equipe do turno da noite de domingo para segunda falhou de forma irresponsável em trancar o portão e dormir. Disse ainda que poderia ter revezado o período do descanso, e que um relatório foi feito e encaminhado para a Secretaria de Saúde.
O que diz a Prefeitura?
O Acorda Cidade também entrou em contato com o Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, para saber quais providências foram adotadas com relação a este episódio e foi comunicado por meio de nota que o caso está sendo apurado. Leia na íntegra:
A Secretaria de Saúde de Feira de Santana informa que está apurando o fato. A SMS já solicitou as imagens das câmeras de segurança e está ouvindo os funcionários da unidade. Assim que a apuração for concluída, o jurídico da Secretaria e a empresa responsável pela administração da unidade vão tomar as medidas cabíveis.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.