A indústria química brasileira Unigel divulgou, nesta quarta-feira (18), um investimento bilionário para a produção do chamado "hidrogênio verde", na Bahia. O projeto será a primeira instalação do país para o produto em escala industrial.
A companhia tem projeção de uma aplicação de US$ 1,5 bilhão, no total, com investimentos em três fases. Na primeira etapa do projeto, já em andamento, a empresa está investindo US$ 120 milhões. O empreendimento carrega principalmente a ação efetiva em torno do processo de descarbonização.
“Temos inúmeros diferenciais que nos permitem liderar o Brasil rumo à economia do hidrogênio e amônia verdes. Temos acesso à infraestrutura e a fontes de energia limpa e competitiva no Polo Petroquímico de Camaçari", destaca o CEO da empresa, Roberto Noronha Santos.
O investimento teve como etapa inicial a assinatura de um protocolo de intenções, no final de 2021, entre o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Unigel. Em abril de 2022, foi instituído por Decreto o Plano Estadual para a Economia de Hidrogênio Verde e lançada, em julho do mesmo ano, a pedra fundamental da planta da empresa em Camaçari.
Fundada em 1966, a Unigel está localizada no Brasil, nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo, e no México, produzindo estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados.
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA