A Secretaria de Educação emitiu uma nota, nesta terça-feira (17), explicando as diferentes formas de como a matrícula dos alunos que desejam estudar na rede estadual de ensino em 2023 pode ser feita.
Os alunos que já estudam na rede pública estadual e desejam permanecer na mesma escola em que cursaram o último ano letivo estão automaticamente matriculados. Entretanto, quem quiser se tornar aluno em 2023 ou pretende se transferir para outra unidade escolar precisa realizar a matrícula até o dia 24 de janeiro.
Aqueles que desejam ingressar este ano precisam apenas acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e seguir as instruções para que a matrícula seja feita corretamente. Já aqueles que desejam realizar uma transferência só podem realizar o processo de forma presencial, na unidade escolar que cursaram o ano anterior.
Vale ressaltar que os estudantes que não possuem acesso à internet podem se direcionar até escolas da rede estadual para receber o auxílio necessário e realizar devidamente a matrícula.
“A matrícula é totalmente on-line, realizada numa plataforma que foi aperfeiçoada pela Secretaria da Educação nos últimos anos, justamente para dar um conforto às famílias para que elas façam da própria casa, usando o celular ou um computador”, afirmou o superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria de Educação (SEC), Manoel Calazans.
“Quem porventura tiver qualquer dificuldade pode recorrer a uma escola estadual e realizar sua matrícula com ajuda da gestão da escola, do secretário escolar e dos técnicos que foram capacitados para este acolhimento. Mas, a gente deixa bem claro que ela é 100% on-line, virtual”, concluiu.
Documentos necessários
Vias originais e cópias legíveis do histórico escolar, da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoal Física (CPF), de um comprovante de residência, da Carteira de Vacinação devidamente atualizada e de uma cópia legível do RG e do CPF do responsável legal do estudante.
Foto: Reprodução/Carol GarciaGOVBA