O Ministério Público de Cruz das Almas convocou a prefeitura da cidade e a secretária do Trabalho e Assistência Social, Sozemiria Gonçalves, para prestar esclarecimentos sobre o suposto uso de um carro oficial para uso particular, denunciado pelo Metro1 na semana passada.

De acordo com o MP, o caso ainda está em fase de apuração preliminar. A secretaria já apresentou sua versão dos fatos e posteriormente vai se reunir com o promotor do município. Já a prefeitura ainda não prestou esclarecimento, mas tem até o dia 19 de janeiro para fazer isso. Ainda segundo o órgão, a decisão de apurar os fatos aconteceu depois do recesso do Judiciário, quando membros do MP tiveram acesso à denúncia da Metropole. Prefeitura e secretária receberam o ofício de convocação na última segunda-feira (9). 

As imagens e denúncias recebidas pela reportagem dão conta de um carro, plotado com adesivos da prefeitura, do Auxílio Brasil e do Ministério da Cidadania, trafegando em um condomínio em Caixa Prego, na Ilha de Itaparica, e estacionado em uma das casas. Ao Metro1, a prefeitura confirmou que o veículo serve à pasta do Trabalho e Assistência Social e o esposo da secretária, o vereador Renan de Romualdo (Republicanos), se pronunciou por ela, confirmando que a residência era do casal.

A secretária se defendeu das acusações, afirmando que disponibilizou o veículo para levar um usuário do sistema de assistência social do município até a cidade natal dele, Vera Cruz. Lá, ela teria aproveitado para buscar medicamentos e um óculos de grau na casa de praia. Renan de Romualdo, esposo de Sozemiria, chegou a alegar que as acusações fazem parte de uma ação política armada para prejudicá-los. A prefeitura também emitiu uma nota, afirmando que a secretaria reuniu todas as provas que comprovam sua versão e as enviou para o Ministério Público.