Durante a tarde desta segunda-feira (9), manifestantes protestaram desde o Campo Grande até a Praça Castro Alves, em Salvador, contra apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), responsáveis pelos ataques ao Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília neste domingo (8).
A manifestação contou com a presença de representantes de movimentos sociais, estudantis e centrais sindicais. Com participantes de perfis similares, também ocorreram mobilizações nos municípios baianos de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Prado, Jacobina e Itabuna.
“Os atos terroristas [deste domingo] foram parte de um cenário de golpe que tentava derrubar a democracia Brasileira. As eleições democráticas demonstradas nas urnas devem ser respeitadas. Os atos [desta segunda] são em defesa da democracia, do estado democrático de direito e em prol do governo Lula que subiu a rampa do Planalto com o povo e assim seguirá, tendo o povo ao seu lado”, afirmou Luciene Santana, secretária de Movimentos Populares do PT, que participou do protesto da capital baiana.