Os agricultores de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, têm expectativa de safra de abacaxi 40% maior este ano.

O município é um dos maiores produtores do fruto no país e maior da Bahia, e essa espera contribui significativamente para e economia local. O segmento representa 42% do Produto Interno Bruto (PIB) do local.

Segundo o produtor da região, Manoel, a expectativa de aumento entre 30% e 40% se dão após as fortes chuvas que vêm sendo registrada na região desde o fim do ano passado, por volta do mês de outubro.

De 2020 para 2021, o crescimento da safra do fruto foi de 17% no município. Para o presidente da Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), Aderval Queiroz, a próxima safra, prevista para começar no mês de julho, será, além de maior, melhor, com um fruto de maior qualidade.

“Isso também traz o benefício para o produtor por conta do aumento do insumo e isso já vai dar uma condição para que dê um suporte para esse custo a mais”, comentou Queiroz. Jornal da Chapada com informações de Globo Rural.

Jornal da Chapada