Fumaça preta foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina por volta das 7h (horário de Brasília) na manhã desta quinta-feira (8), o que indica que os cardeais não chegaram a um consenso para eleger o novo papa. Essa foi a segunda votação do dia, e ainda são esperadas mais duas reuniões ao longo do dia A escolha do novo papa exige dois terços dos votos, ou seja, 89 dos 133 cardeais.

Especialistas apontam que, conforme o número de votações aumenta, cresce a chance de um novo líder ser escolhido, pois os cardeais têm mais tempo para articulações. No primeiro dia do conclave, na quarta-feira (7), houve uma votação que também resultou em fumaça preta por volta das 16h.

A partir de quinta-feira, os resultados das votações devem ocorrer nos seguintes horários: 5h30 (apenas se a fumaça for branca), 7h, 12h30 (apenas se for branca) e 14h (todos horários de Brasília). O processo do conclave inclui isolamento total dos cardeais, que fazem um voto de sigilo. Para ser eleito, um cardeal precisa de 2/3 dos votos, e, uma vez escolhido, ele deve aceitar o cargo e escolher seu nome oficial. A fumaça indica a decisão: branca anuncia o eleito e preta, a ausência de consenso.

Foto: Reprodução/Vatican News

Por: Metro1 no dia 08 de maio de 2025 às 07:01