O Conselho Estadual de Saúde (CES-BA) emitiu uma nota nesta segunda-feira (13), enfatizando a necessidade de ações preventivas, como o reforço na vacinação contra o metapneumovírus humano (HMPV). Além disso, o órgão reforçou a importância de monitorar viajantes que chegam aos aeroportos e terminais de cruzeiros com sintomas de doenças respiratórias, como a gripe.

Em comunicado, o CES enfatizou a urgência de capacitar os profissionais dos Núcleos de Epidemiologia para a identificação e notificação de casos suspeitos de HMPV. O conselho também destacou a relevância de fornecer orientações claras à população sobre os sintomas de doenças respiratórias, incluindo gripe, covid-19 e o metapneumovírus.

O conselho alertou para o risco do HMPV, especialmente para grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Para conter a disseminação do vírus, é essencial continuar com a vacinação contra gripe e covid-19, além do uso de máscaras em casos de sintomas gripais. O CES também recomendou intensificar campanhas de conscientização, expandir pontos de vacinação (incluindo drive-thru), capacitar equipes de vigilância sanitária e promover parcerias entre secretarias e organizações.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 13 de janeiro de 2025 às 11:38