Após entidades médicas apontarem desabastecimento para tratamento de diabetes no Brasil, o Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana regular para abastecer a rede hospitalar do SUS. A causa do problema seria falta de insumos para a produção do medicamento a nível global, segundo nota publicada pela pasta.

De acordo com o ministério, a distribuição atende integralmente à demanda apresentada pelos estados e faz parte da estratégia para enfrentar a restrição mundial do medicamento. A Saúde alega que até dezembro de 2024, foram entregues cerca de 59 milhões de unidades de insulina humana NPH e cerca de 12 milhões da regular, nas apresentações frasco e caneta, para atender à demanda da atenção primária. O orçamento para a aquisição de insulina em 2025 foi ampliado para R$ 1 bilhão, um aumento superior a 20%, se comparado com o investimento feito no ano passado.

O principal tratamento para o diabetes tipo 1 é a insulina, pois o paciente não produz a substância em níveis suficientes. O diabetes tipo 2 é tratado de outras formas, mas em alguns casos a injeção também é necessária. O desabastecimento também afeta farmácias. A recomendação da pasta é que pacientes com dificuldades de obter o medicamento procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento.

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 10 de janeiro de 2025 às 17:42