O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou nesta sexta-feira (10) um vídeo em suas redes sociais para esclarecer que as novas medidas da Receita Federal voltadas à fiscalização de transações financeiras não significam um aumento de impostos sobre transferências realizadas via Pix.

No mesmo vídeo, Lula mencionou ter contribuído com a campanha para ajudar o Corinthians a quitar a dívida referente à construção de seu estádio. A "vaquinha" foi lançada em novembro do ano passado. "Tem uma quantidade enorme de mentira desde ontem em todas as redes sociais dizendo que o governo vai taxar o Pix. E eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar o Pix", declarou o presidente.

Ele também afirmou: "O que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro. E como eu acredito no Pix, e acredito no governo, porque nós não vamos taxar de forma nenhuma. Quem falar que o governo vai taxar está mentindo". A Receita Federal esclareceu que, desde janeiro, ampliou o escopo de fiscalização das transações financeiras. A mudança inclui o recebimento de dados de operadoras de cartão de crédito (as maquininhas) e de instituições de pagamento.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 11 de janeiro de 2025 às 09:30