Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
No final de 2024, Ronaldo Nazário, ex-jogador e agora
empresário, revelou que iria se candidatar à presidência da CBF (Confederação
Brasileira de Futebol). Em um cenário onde Ronaldo possa ser eleito, o mesmo
enfrentará desafios relacionados aos seus múltiplos negócios no futebol, que
podem gerar potenciais conflitos de interesse com a entidade.
Para entender melhor, é válido lembrar que após sua
aposentadoria, em 2011, Ronaldo construiu um império empresarial voltado ao
futebol. Confira abaixo:
- ODZZ
Network: Agência que engloba a Octagon Latam (gestão de carreiras),
Wayz Travel (viagens corporativas) e Beyond Films (produção audiovisual);
a Octagon Latam tem como clientes atletas como Rodrygo (Real Madrid) e
Tamires (Corinthians). A agência organizou eventos como finais da
Libertadores em parceria com a Conmebol, da qual a CBF é filiada;
- R9
Family Office Assessoria: Empresa de gestão financeira, que fundou o
Galaticos Capital em parceria com a Galapagos Capital. O fundo gerido pela
Galapagos foi usado para pagar dívidas do São Paulo FC.
- Ronaldo
Academy: Rede de escolinhas de futebol em sociedade com Carlos
Wizard.
- Tara
Sports Brasil: Controlava a SAF do Cruzeiro até abril de 2024, quando
Ronaldo vendeu sua participação ao empresário Pedro Lourenço. Ele ainda
possui garantias financeiras vinculadas às ações do clube.
Ronaldo é embaixador de grandes marcas como Nike, Itaú e
Betfair. As duas primeiras são patrocinadoras da Seleção Brasileira, o que cria
mais uma condição de conflito de interesse em negociações caso Ronaldo assuma a
CBF.
No caso específico da Betfair, o conflito é ampliado pela
relação direta com a Betano, patrocinadora da Copa do Brasil e do Campeonato
Brasileiro.
O artigo 11º do código de ética da CBF proíbe dirigentes de
atuarem em situações de conflito de interesse com negócios pessoais. O artigo
13º exemplifica situações como a posse de direitos sobre clubes, atletas ou
empresas que possam se valorizar em decorrência de decisões da entidade.
No passado, Ronaldo enfrentou controvérsias no Comitê Organizador Local da Copa
2014. Sua empresa de publicidade, Nine, recebeu comissão ao intermediar um
contrato de R$ 8 milhões para fornecimento de assentos na Casa de Apostas Arena
Fonte Nova, apesar de alegar inicialmente que não participava do negócio. O
caso levanta questões sobre a transparência e governança de Ronaldo no comando
da CBF, enquanto torcedores e stakeholders aguardam seus próximos passos.
Por Bahia Notícias