Escola de Administração da Ufba Crédito: Divulgação/Ufba

Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão entrar na disputa por uma das 22.309 vagas que serão disponibilizadas nas instituições públicas da Bahia. São quatro universidades e dois institutos federais, além de quatro universidades estaduais espalhadas por todas as regiões do estado. A quantidade de vagas é 12,7% maior do que as disponibilizadas no ano anterior, quando foram 19.796. 

O aumento de vagas se dá, inclusive, pela abertura de novas graduações. Na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por exemplo, 2025 marcará a inauguração do curso de Psicologia, que terá 40 vagas no primeiro semestre. Outra novidade é o curso de Engenharia de Transporte Terrestre, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. 

O cronograma do Sisu de 2025 ainda não foi divulgado, oficialmente, pelo Ministério da Educação (MEC), mas a expectativa é que as inscrições sejam abertas a partir da primeira quinzena de janeiro. A seleção determina a ordem dos candidatos, através das notas obtidas no Enem. 

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem neste ano e tenham obtido nota maior do que zero na prova de redação, desde que não estejam na condição de "treineiro". O Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos. 

Onde as vagas estão 

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) oferecerá a maior quantidade de vagas em 2025, como tradicionalmente ocorre. Serão 6.153 vagas em 98 cursos. Do total de vagas, 4.571 estarão disponíveis no primeiro semestre e 1.582, no segundo. As graduações com mais vagas são os Bacharelados Interdisciplinares (BI). O de BI de Humanidades terá 300 vagas, seguido dos de Ciência e Tecnologia e Saúde, ambos com 200 vagas cada.

Ingressar na Ufba é o sonho de Larissa Carvalho, 19, que terminou o Ensino Médio numa escola particular este ano e deseja cursar Medicina. A universidade terá 96 vagas para o curso em 2025, no campus de Salvador, além de 36 em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

"Se tudo der certo, e eu conseguir passar na Ufba, espero que seja na capital, que é onde minha família mora. Mas iria para qualquer cidade realizar meu sonho", diz a candidata. A graduação é uma das mais concorridas e teve, no ano passado, a nota de corte em 792,57 para a ampla concorrência. 

Entre as quatro instituições federais, a segunda com maior disponibilidade de vagas é a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde serão 2.720 vagas em 49 cursos. A universidade tem campi em Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Amargosa.

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aparece em terceiro lugar, com 2.188 vagas distribuídas em 51 cursos. A UFSB está presente em três cidades baianas: Itabuna (sede), Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Em último, está a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) que vai ofertar, em 2025, 1.298 oportunidades em 30 cursos de graduação. 

Universidades estaduais 

Além das quatro universidades federais (Ufba, UFRB, Ufob e UFSB), quatro instituições estaduais oferecem vagas no Sisu em 2025 na Bahia. Localizada a cerca de 120 quilômetros de Salvador, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou que vai oferecer 2.167 vagas para novos alunos. Elas estarão distribuídas nos 31 cursos de graduação. 

A reportagem solicitou os dados das universidades através das assessorias de imprensa. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que terá o novo curso de Psicologia, contará com 1.896 vagas. A instituição é localizada em Ilhéus, no sul do estado. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) terá 1.633 vagas em 27 cidades. 

Completam a lista de instituições baianas o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e o Instituto Federal Baiano (IFBaiano). O primeiro terá 2.130 oportunidades para novos alunos de 45 cursos. O segundo terá 925 vagas distribuídas em 24 cursos. 

Veja a quantidade vagas em cada instituição para 2025

Universidade Federal da Bahia (Ufba): 6.153 

Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB): 2.720

Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob): 1.298

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB): 2.188

Universidade do Estado da Bahia (Uneb): 1.633

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb): 1.019

Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesf): 2.167

Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc): 1.896

Instituto Federal da Bahia (Ifba): 2.130

Instituto Federal Baiano (IfBaiano): 925

Por Correio24horas