O avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na quarta-feira (25), deixando 38 pessoas mortas, teria sido derrubado por defesas aéreas da Rússia, segundo informa uma agência de notícias internacional, citando quatro fontes anônimas com conhecimento das conclusões preliminares da investigação do Azerbaijão.
De acordo com uma das fontes, os resultados preliminares mostraram que o avião foi atingido por um sistema de defesa aérea russo Pantsir-S, e suas comunicações foram paralisadas por sistemas de guerra eletrônica na aproximação de Grozny. O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu a um pedido de comentário.
Conforme o promotor de transportes do Cazaquistão, sua investigação ainda não chegou a nenhuma conclusão sobre o acidente. O vice-primeiro-ministro cazaque, Qanat Bozymbaev, também pontuou que não podia confirmar nem negar a tese de que as defesas aéreas russas derrubaram o avião.
Vídeos e imagens do avião após a queda mostram perfurações na fuselagem que parecem semelhantes a danos causados por estilhaços ou detritos. A causa desses furos não foi confirmada.
A Azerbaijan Airlines inicialmente disse à AZERTAC que a queda foi causada pela colisão da aeronave com um bando de pássaros, informou o veículo. A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, Rosaviatsia, também comentou que o avião caiu após colidir com pássaros.
Foto: Reprodução/Redes Sociais/X