O Ministério da Justiça e Segurança Pública irá restringir entrada de imigrante sem visto a partir de segunda-feira (26). Viajantes em trânsito no Brasil que estiverem sem visto e que tem outro destino final, terá que seguir viagem ou retornar ao local de origem.
"Esses passageiros que, porventura, permanecerem na área de trânsito internacional do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ou em outros aeroportos com conexões internacionais, caso não possuam visto de entrada em território brasileiro, serão inadmitidos", disse o ministério em nota à Agência Brasil.
Segundo a pasta, não se trata de uma deportação, já que o Brasil nessa situação se trata de um país intermediário. "Nesse contexto, como o passageiro sinaliza, desde o ato de aquisição do bilhete aéreo, a intenção apenas de trânsito pelo território brasileiro, não se aplica medida de deportação, mas, sim, de efetivação do trânsito até o país de destino do passageiro".
A medida acontece após a Polícia Federal identificar imigrantes, sem documentação exigida, que estão sendo usados por organizações criminosas de tráfico humano. A corporação sinaliza casos em que viajantes chegam ao Brasil, solicitam refúgio e desistem ou de voltar à sua origem, ou se seguir ao destino final. Com isso, ficam de forma irregular em áreas restritas dos aeroportos.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil