A ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia vai assumir a presidência da Corte Eleitoral nesta segunda-feira (3). A cerimônia será realizada na sede do TSE, às 19h. 

Cármen Lúcia, que, atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente da Corte Eleitoral, vai substituir o ministro Alexandre de Moraes. Já o cargo da ministra vai ser ocupado pelo ministro Nunes Marques, que vai tomar posse da vice-presidência na mesma cerimônia. 

Ambos foram eleitos em 7 de maio. Por tradição, assume a presidência o ministro mais antigo da Corte. Seu mandato deve durar 2 anos, até 2026. Esta não é a 1ª vez que Cármen Lúcia vai assumir o cargo, a ministra já presidiu a Corte no período de abril de 2012 a novembro de 2013. Na época, ela se tornou a 48ª presidente do TSE, e a 1ª mulher a ocupar o posto.

O TSE é composto por 7 ministros, sendo 3 do STF, 2 do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e 2 advogados com notório saber jurídico. Há também um igual número de ministros substitutos nas respectivas categorias. Com a saída de Moraes, o ministro do STF, André Mendonça, vai assumir como titular. 

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Por: Metro1 no dia 03 de junho de 2024 às 15:40

Atualizado: no dia 03 de junho de 2024 às 15:45