Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o Nordeste é a “pior região do país”. A fala do político e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi dada nesta quinta-feira (30), em resposta a um comentário em seu perfil no Instagram. 

 

Um internauta escreveu “Direita no Nordeste nunca mais” e em seguida Eduardo Bolsonaro respondeu: “Então vai continuar sendo a pior região do país, com mais criminalidade, pior educação e etc. Não venha reclamar depois”. As informações são do Poder 360.

 

Nas eleições de 2022, a região Nordeste foi a que acumulou o maior número de votos para o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno: 68% dos votos foram para o petista e 32% para Jair Bolsonaro.



 

DADOS

Dados de 2024 apresentados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública confirma que o Nordeste tem 31,29 homicídios dolosos a cada 100 mil habitantes. A média nacional é de 17,47. 

 

No quesito educação, o último Censo Escolar aponta que estados da região lideram o ranking de alunos matriculados em tempo integral no ensino fundamental, são eles: Ceará (51,4%), Piauí (48,9%) e Maranhão (40,3%). A média nacional é de 17,5%. O Nordeste também teve o maior número de redações com nota 1.000 na última edição do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), com 25 textos – 41% do total.

Homem é preso no interior da Bahia por matar esposa ao descobrir suposta traição; vítima tinha perfurações no corpo
Foto: Reprodução

Aleandro Pedro Pereira da Silva, 40 anos, foi preso na cidade de Porto Seguro suspeito de ter matado a mulher em Eunápolis. Ele foi detido pela Polícia Militar em uma casa na Rua Jerusalém, bairro Baianão, nesta quinta-feira (30). Segundo a PM, uma denúncia indicou que ele estava escondido no local. 

 

De acordo com informações obtidas pelo Radar News, parceiro do Bahia Notícias, em depoimento à polícia, Aleandro alegou ter descoberto uma traição da esposa, Leidiane Santos de Meneses, de 32 anos. Familiares relataram ao Radar que Leidiane estava casada com Aleandro há quase 12 anos e sofria constantes agressões, mas nunca denunciou à polícia.

 

Ele afirmou que, durante uma discussão, deu um soco nela. Após a pancada, ela teria desmaiado e caído sobre uma faca. Em seguida, Aleandro afirmou ter a levado para o hospital.

 

Leidiane foi deixada no hospital pelo marido no início da madrugada de quarta-feira (29), com perfurações de faca. O acusado fugiu do local, mas testemunhas relataram que, ainda consciente, a vítima disse que o marido a esfaqueou.

 

O corpo de Leidiane foi enterrado na manhã desta quinta-feira (30) no Cemitério da Saudade, bairro Juca Rosa, sob forte comoção de amigos e familiares. Ela deixou cinco filhos, com idades entre cinco e 17 anos, três deles são filhos de Aleandro. As crianças estão sob os cuidados de uma tia materna.

 

A delegada Amanda Rezeno lavrou o auto de prisão em flagrante e Aleandro responderá pelo crime de feminicídio. Ele foi transferido para a delegacia de Eunápolis e a prisão já foi comunicada à justiça.

Troca de tiros em bairro de Salvador deixa dois homens e um cachorro mortos
Foto: Reprodução / Redes sociais

Dois homens e um cachorro morreram em Salvador após um ataque a tiros no bairro Cidade Nova, nesta quinta-feira (30). Entre as vítimas está o taxista José Carlos dos Santos Júnior.

 

Ao g1, a Polícia Militar informou, por meio de nota, que agentes da 37ª CIPM foram acionados por conta de uma denúncia de tiros na Rua 1º de Janeiro. No endereço indicado, os policiais encontraram duas pessoas baleadas: uma no chão e a outra dentro de um táxi próximo ao local da primeira vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou os óbitos.

 

Conforme João Adorno, integrante da Associação de Taxistas da Bahia, José Carlos trabalhava como taxista há 10 anos e ainda não há informações se no momento do ataque a vítima havia ido deixar ou pegar um passageiro. O taxista deixa a mulher e um filho de 12 anos. 

 

O segundo homem morto ainda não foi identificado. A Polícia Civil confirmou estar coletando depoimentos para identificar a autoria e motivação dos crimes. 

 

O cachorro passava pela rua no momento dos disparos, quando foi atingido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 

Terceiro Turno: Com alerta ligado, governo Jerônimo sofre com inchaço na base e dificuldade em aprovar projetos na AL-BA
Foto: Divulgação

É difícil imaginar uma aeronave que voa sem turbulências. E no caso da Bahia, pilotada pelo comandante Jerônimo Rodrigues, a situação não é diferente.

 

Com uma máquina aparentemente bem azeitada, o governador petista não tem vivido momentos fáceis nas últimas semanas para manter o curso do Estado. E pelo que se acompanha nos bastidores, o principal problema está no quintal de casa: uma base de deputados estaduais por vezes arredia, especialmente durante votações de projetos importantes na Assembleia Legislativa.

 

E é nessa esteira que o Terceiro Turno desta semana debate como os ruídos entre o governo e os parlamentares podem atrapalhar a condução de propostas do Executivo, com um ingrediente a mais do período pré-eleitoral e os impactos na barganha política.

 

Com edição de Paulo Victor Nadal, o podcast está disponível no nosso site todas as sextas-feiras, sempre às 8h10, e nas principais plataformas de streaming: SpotifyDeezerApple PodcastsGoogle PodcastsCastbox e TuneIn.

Faculdade de Direito da USP questiona violência policial em evento com Tarcísio

Por Artur Rodrigues | Folhapress

Faculdade de Direito da USP questiona violência policial em evento com Tarcísio
Foto: Reprodução / TV Globo

O diretor da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), Celso Fernandes Campilongo, cobrou investigação de violência policial contra estudantes durante evento de posse do chefe do Ministério Público estadual de São Paulo, com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
 

O episódio aconteceu na sexta-feira (24) em meio à cerimônia solene que empossou Paulo Sérgio de Oliveira e Costa para o cargo de procurador-geral de Justiça. Na ocasião, Tarcísio foi alvo de protesto na sede da faculdade do Largo São Francisco, no centro da capital paulista.
 

A faculdade registrou boletim de ocorrência eletrônico, no qual relata violência injustificada contra os estudantes. No registro, há o relato de que estudantes "protestavam pacífica e legitimamente contra a presença do governador do estado, o que ensejou a reação violenta por parte de policiais militares, que praticaram agressões físicas de forma absolutamente injustificada contra estudantes".
 

"Acho que tem que investigar a responsabilidade, quem é que entrou lá e por que que começaram a dar cacetada, empurrão, e agredindo os alunos, cerceando a liberdade dos alunos de fazerem o protesto, enfim. Quem é o responsável por isso?", disse Campilongo em entrevista à reportagem.
 

"Que se apure a responsabilidade, tem ali um excesso de poder, tem violência policial, tem agressão, tem alguns delitos que precisam ser apurados", completa.
 

Procurada pela reportagem, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) respondeu que a Polícia Militar analisa as imagens da ação. "O caso foi registrado pelo 1º DP (Sé), que apura o ocorrido no local na última sexta-feira (24) e uma tentativa de furto da arma de um PM. Não houve feridos", diz a nota.
 

Afirma ainda que, até o momento, a Polícia Civil "não localizou registros das informações fornecidas pela reportagem; porém, a autoridade policial está à disposição das vítimas citadas para ouvi-las e inserir os depoimentos nos autos".
 

Composto por cerca de 50 pessoas, o grupo de manifestantes reunia jovens que se apresentavam como integrantes da UNE (União Nacional dos Estudantes), do DCE (Diretório Central dos Estudantes da USP), do Centro Acadêmico XI de Agosto e do partido PSOL. Eles criticaram as privatizações e ações policiais do governo.
 

Tarcísio chegou ao local por uma entrada privativa e não teve contato com os manifestantes.
 

O diretor afirmou que os alunos estavam protestando e dizendo palavras de ordem, e citou um aluno que teria sido alvo da maior parte das agressões. Ele, que viu vídeos do episódio e ouviu relatos dos estudantes sobre o caso, se colocou entre os alunos e os policiais durante todo o evento, o que teria ajudado a acalmar os ânimos.
 

Uma professora chegou a ir até a delegacia, onde, segundo o diretor, foi passado o recado de que era preciso a presença da pessoa efetivamente agredida. Na visão de Campilongo, a faculdade também é vítima no episódio.
 

"No fundo, acho que a vítima não é apenas aquele estudante que foi agredido ou um advogado que também foi agredido, a vítima é também a faculdade, você está ocupando o espaço da faculdade e distribuindo bolachada para os alunos, a faculdade se sente vítima disso também".
 

De acordo com o professor, a faculdade ainda não recebeu qualquer retorno sobre a queixa prestada na Polícia Civil na segunda-feira (27).
 

"Eu estou achando que há um pouco de má vontade com relação a isso, essa é a minha impressão, já se passaram mais de 24 horas, não recebemos nenhum comunicado."
 

O diretor não é o primeiro a criticar a ação policial durante o evento. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, acionou o Ministério Público do Estado de São Paulo (SP), bem como a Ouvidoria e a Corregedoria da Polícia Militar estadual para investigar a ação.

Monitores de presídio no sudoeste da Bahia são demitidos depois de recusarem “apalpar” cueca de detentos
Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste

Dois monitores do Conjunto Penal de Brumado, no sudoeste da Bahia, foram demitidos por se recusarem a “apalpar” a cueca dos presos na unidade. Ao site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, um dos monitores, Ivanildo Rocha, confirmou que a demissão ocorreu na última terça-feira (28), após uma reunião interna. 

 

Segundo relato de Rocha, ele era obrigado a verificar se nas cuecas dos detentos havia algo escondido. “Isso é falta de respeito com os funcionários e com os próprios detentos. Lá tem gente com coceira, muitos doentes, as cuecas sujas e a gente era obrigado a pegar nessas cuecas. Não via necessidade nenhuma, a gente via que não tinha nada lá”, afirmou. 

 

O agora ex-monitor do conjunto penal ainda disse ter sido oprimido pela supervisão da unidade e que deverá ajuizar uma ação para apurar o caso. “Fiquei constrangido. É assédio moral e perseguição desse supervisor novo. A gente fica indignado”, acusou. 

Prazo para declaração do imposto de renda encerra nesta sexta-feira
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O prazo para declaração do Imposto de Renda 2024 termina às 23h59 desta sexta-feira (31). Conforme a Receita Federal, mais de 35 milhões de pessoas já fizeram as suas declarações. A meta prevista para este ano é de 43 milhões de declarações.

 

A Receita destaca que será cobrada multa de quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo.O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

 

Uma dica para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo assim, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração à Receita Federal. Entre as declarações que já foram entregues, 40,4% utilizaram a pré-preenchida.

 

O prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda para os municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul foi prorrogado para o último dia útil de agosto.

Armas de fogo apreendidas pela PM em São Gabriel

Por Redação

Armas de fogo apreendidas pela PM em São Gabriel
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (30), policiais militares da Cipe Semiárido realizaram uma apreensão de duas armas de fogo, munições e drogas na localidade conhecida como Lagoinha, situada na zona rural do município de São Gabriel, na região da Chapada Diamantina.

 

Durante as atividades de patrulhamento na área, os policiais receberam informações sobre a presença de um indivíduo armado nas proximidades. Com base nas características fornecidas, procedeu-se com buscas que resultaram na localização e abordagem do suspeito.

 

Durante a revista, foram encontradas uma espingarda de fabricação artesanal, um revólver calibre 32 com munições, e cinco porções de cocaína. O suspeito detido juntamente com todo o material apreendido foi encaminhado para a delegacia de Irecê, onde o incidente foi devidamente registrado.

Caça-níqueis ilegais são apreendidos pela PM em Presidente Jânio Quadros
Foto: Divulgação

Na noite de quarta-feira (29), policiais militares da Cipe Sudoeste apreenderam máquinas de caça-níqueis em Presidente Jânio Quadros, município localizado na região sudoeste.

 

Durante o patrulhamento na área, os policiais receberam um chamado para investigar uma denúncia de possível venda de drogas em um estabelecimento. Ao chegarem ao local indicado, a equipe policial procedeu com as abordagens, resultando na descoberta de duas máquinas de caça-níqueis.

 

O material confiscado foi apresentado na sede da 20ª Coorpin, em Brumado, para o devido registro da ocorrência.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
A semana já começou difícil pro Soberano. Não é fácil ver fantasmas mesmo. Só deixo logo o aviso: a rixa de hoje é a falta de abadá de amanhã. Já o Ferragamo tá apostando no amor com os eleitores, e com a educação positiva com os secretários. E enquanto o tempo faz bem pra uns, prejudica outros... Mas às vezes a pessoa só quer estar "emprazerada". Saiba mais!
Marca Metropoles

Pérolas do Dia

Éden Valadares

Éden Valadares
Foto: Divulgação / PT-BA

“Quem decide se vai ter segundo turno ou não é o povo de Salvador”. 

 

Disse o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares ao rebater a declaração feita pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), de que a eleição municipal da capital baiana será decidida no primeiro turno.

Podcast

Mais Lidas

Rota Bahia

Acorda Cidade
Rede GN
Blog do Anderson
Marcos Frahm
Achei Sudoeste
Blog do Valente
Calila Notícias
Radar 64
Políticos do Sul
Blog do Braga
Mais Região

 

DADOS

Dados de 2024 apresentados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública confirma que o Nordeste tem 31,29 homicídios dolosos a cada 100 mil habitantes. A média nacional é de 17,47. 

 

No quesito educação, o último Censo Escolar aponta que estados da região lideram o ranking de alunos matriculados em tempo integral no ensino fundamental, são eles: Ceará (51,4%), Piauí (48,9%) e Maranhão (40,3%). A média nacional é de 17,5%. O Nordeste também teve o maior número de redações com nota 1.000 na última edição do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), com 25 textos – 41% do total.

 

Por Bahia Notícias