
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu demitir Dorival Júnior do comando da Seleção Brasileira. O desligamento foi oficializado nesta sexta-feira (28) em uma reunião com o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, no Rio de Janeiro. Ainda não há definição sobre o substituto de Dorival.
A decisão da CBF foi influenciada pela goleada de 4×1 sofrida contra a Argentina na última terça-feira (25), em Buenos Aires. O resultado foi a pior derrota do Brasil na história das Eliminatórias da Copa do Mundo.
Dorival, de 62 anos, assumiu a Seleção em 10 de janeiro de 2024, substituindo Fernando Diniz. Seu desempenho foi considerado abaixo do esperado, com um aproveitamento de 58,3%: sete vitórias, sete empates e duas derrotas, além de 25 gols marcados e 17 sofridos.
Na Copa América de 2024, única competição oficial sob seu comando, o Brasil teve um desempenho fraco. A equipe avançou às quartas de final com somente cinco pontos na fase de grupos, sendo eliminada pelo Uruguai nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal — mesmo tendo um jogador a mais por 20 minutos após a expulsão de Nández.
Nas Eliminatórias, a Seleção ocupa a 4ª posição, com 21 pontos, dez a menos que a líder Argentina, já classificada para a Copa do Mundo de 2026.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF