Ricardo Lewandowski | Foto: Gabriela Biló/Estadão

 

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, será o novo Ministro da Justiça. O convite realizado pelo presidente Lula (PT) foi aceito e divulgado pelo blog. Lewandowski. Na noite de quarta-feira (10), o presidente e o atual ministro da justiça, Flávio Dino, se reuniram.

Em abril de 2023, após completar 75 anos, Lewandowski se aposentou da corte do STF. Em fevereiro, Dino vai assumir uma cadeira no supremo deixando o cargo.

O anúncio da nomeação do novo Ministro da Justiça deve ser feito na quinta (11), após reunião entre Lula, Dino e Lewandowski.

De acordo com o blog do Octávio Guedes, o ex-ministro do STF já havia sendo cotado nas últimas semanas para o cargo. Lewandowski era o nome favorito de Lula para o ministério.

 

Desde que Dino foi indicado para o STF, vários nomes para substituí-lo foram cogitados. Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, e o de Jorge Messias, advogado-geral da União estavam na lista.

Ainda na quinta (11), às 10h, Ricardo Cappelli deve se encontrar com Dino. Ele expressou, a aliados, que não tem vontade de ir para outro cargo, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Entretanto, a tendência é que Lewandowski indique alguém próximo para o cargo de secretário executivo, que já é ocupado por Cappelli.