Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

 

Com a vaga na elite garantida neste domingo (12), o Vitória se tornou o segundo clube do Brasil que mais vezes subiu de divisão na história. O Leão chegou a sete acessos e se igualou ao Criciúma, que está na briga para terminar a Série B no G-4. Apenas o América-MG atingiu a marca mais vezes: oito. 

 

A confirmação da vaga na Série A ocorreu neste domingo (12). No estádio Jorge de Biasi, o Leão venceu o Novorizontino por 2 a 1 e chegou aos 69 pontos. O Sport, que é o quinto colocado, tem 60. Com duas rodadas para o fim da competição, restam apenas seis pontos em disputa.

 

Atlético-GO e Sport têm seis acessos cada e, caso subam em 2023, empatarão com o Vitória na segunda colocação.

 

RELEMBRE OS ACESSOS

Essa foi a 12ª vez que o Vitória participou da Série B do Campeonato Brasileiro. Nas outras 11, o Leão subiu de divisão em quatro oportunidades, sendo três na era dos pontos corridos e uma no antigo formato de disputa da competição. 

 

O primeiro acesso veio em 1992, quando os três primeiros colocados de cada chave do certame garantiram vaga na elite. O Rubro-Negro bateu o Confiança na última rodada e terminou a primeira fase na 2ª posição do Grupo 2, com 12 pontos. 

 

Aquela equipe ainda se classificou à final, mas acabou derrotada em dois jogos pelo Paraná. Também subiram naquele ano Santa Cruz, Ceará, Fortaleza, Remo, Desportiva Ferroviária, Criciúma, Coritiba, União São João, América-MG e Grêmio. 

 

Já com o Brasileirão disputado no formato de pontos corridos, o Leão subiu para a Série A em 2007 (4º colocado, com 59 pontos), 2012 (4º, com 71) e 2015 (3º, com 66). 

 

Os outros dois acessos na história do Vitória foram da Série C para a Série B. Em 2006, o Leão terminou a competição na segunda colocação, com 25 pontos, atrás apenas do Criciúma. Os quatro primeiros se classificaram para a Segundona.

 

A campanha de 2022 foi mais dramática. O clube baiano só garantiu sua subida na última rodada do quadrangular final, ao empatar em 1 a 1 com o Paysandu na Curuzu. Com 9 pontos, o time terminou a última fase na segunda posição do Grupo B. 

 

RUMO AO TÍTULO

Com o primeiro objetivo atingido, o Vitória agora vai atrás de um título nacional inédito. Caso o Criciúma não vença o Guarani na próxima terça-feira (14), o Leão terá a taça garantida