O prefeito do município chapadeiro de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB), decretou nesta terça-feira (3) situação de emergência pelo período de 120 dias na cidade, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade. Dias havia antecipado a medida pela manhã, durante entrevista coletiva acompanhada, conforme informado pela reportagem do site Jacobina Notícias.

O decreto, publicado há pouco no Diário Oficial do Município, justifica a medida pelos próximos quatro meses devido aos “danos causados pelas chuvas, inclusive o deslizamento de encostas, obstrução de vias e o desabamento de residências, gerando a necessidade de salvaguardar a incolumidade de famílias tanto na zona urbana quanto na zona rural”.

“Fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, realização de campanhas de arrecadação de doações junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre bem como o cadastramento das famílias atingidas sob a direção da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil”, reforça o decreto.

A chuva intensa nos primeiros dias do ano provocou a elevação do Rio do Ouro, que passa pelo município, e provocou vários transtornos para os moradores. Em vídeos, é possível observar o alagamento pelo centro da cidade. De acordo com a Defesa Civil do município, foram registrados 120mm de chuva em 12 horas, entre 18h de segunda-feira (2) e a madrugada desta terça. O volume é considerado alto para o período.

O órgão afirmou que recebeu acionamentos de casas alagadas, obstrução de vias, deslizamentos de terras em trechos da BR-324. A Defesa Civil atua no monitoramento de ocorrências mais graves. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também há previsão de chuva no município até sábado (7). Jornal da Chapada com informações do g1 Bahia e de Jacobina Notícias.