A situação de Jequié, no Médio Rio de Contas, tem criado cenas incomuns. Vivendo a maior enchente dos últimos 40 anos, diversas ruas da cidade estão debaixo de água. Nesta segunda-feira (26), um homem circulou por ruas do município a bordo de um jet-ski. Na cidade, o transporte público está suspenso e carros não circulam em diversas vias.
Até este domingo (25), havia 87 pessoas desabrigadas devido à enchente do Rio de Contas e da alta do volume da Barragem de Pedra, que fica na zona rural do município. Por meio de nota, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que administra a barragem, informou que o reservatório recebeu um volume significativo de água, o que levou o órgão a aumentar a vazão para 2 mil metros cúbicos por segundo, a partir deste domingo. No dia 19 passado, para se ter ideia, a vazão era de 100 m³/s.
Para ajudar os afetados, a prefeitura de Jequié informou que a partir desta segunda recebe doações para as famílias prejudicadas. O ponto de recebimento é a antiga Biblioteca Central, na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade.
Foto: Reprodução / Leitor BN WhatsApp
No local, podem ser doados itens, como roupas, além de materiais de cama, banho, higiene pessoal e alimentos não perecíveis. A gestão também colocou um número para contato de moradores com a Defesa Civil, (73) 93505-0750 [WhatsApp].