Uma tempestade tem provocado grandes transtornos nos Estados Unidos. Pelo menos dez pessoas morreram de frio e em acidentes em estradas congeladas. Mais de um milhão de residências ficaram sem energia elétrica, milhares de voos cancelados, rodovias fechadas e vários acidentes fatais: os Estados Unidos se preparavam neste sábado para o Natal após uma tempestade de inverno que provocou grandes transtornos. Meteorologistas alertam para "ciclone bomba"

Os ventos mais frios devem permanecer em algumas regiões até a manhã deste domingo (30). O o Serviço Meteorológico Nacional (NWS) define a tempestade como "histórica". As temperaturas chegaram a -48ºC em áreas do pais. 

A situação provocou o caos no sistema de transportes, no momento em que milhões de americanos viajam para as festas de fim de ano. No estado de Nova York, o governo decretou a proibição de viagens em um de seus condados. 

O presidente americano, Joe Biden,  pediu que a população siga as recomendações das autoridades. Milhões de pessoas não devem conseguir chegar a seus destinos para o Natal, devido a voos, trens e ônibus cancelados ou adiados, e ao perigo nas estradas.

"Este é realmente um alerta meteorológico muito severo. E vai de Oklahoma [no centro-oeste] ao Wyoming [na região oeste], e do Wyoming ao Maine [no extremo nordeste]. Há consequências reais. Por isso, encorajo todos a seguirem os avisos locais", disse Biden em declarações à imprensa no Salão Oval da Casa Branca, em Washington.