Os baianos têm se divorciado menos. Pelo menos é o que aponta um levantamento divulgado na última terça-feira (13), pelo Colégio Notarial do Brasil - entidade que representa os Cartórios de Notas do país. De acordo com a pesquisa, as separações tiveram uma queda de 8,1% nos 11 meses de 2022 em comparação ao ano passado.

Em números absolutos, foram 2.501 divórcios em Cartórios de Notas no estado entre janeiro e novembro de 2022. No mesmo período do ano passado, 2.720 se separaram. Segundo o Colégio Notarial do Brasil, alguns dos motivos para essa queda são o fim do isolamento social e o retorno das famílias à normalidade de suas rotinas de trabalho e estudo.

Desde junho de 2020, em meio às restrições causadas pela pandemia, os atos notariais podem ser feitos de forma online, pela plataforma e-Notariado, regulamentada nacionalmente pelo Provimento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, o casal pode declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.