A Defensoria Pública da Bahia premiará 19 instituições de ensino vencedoras do prêmio Selo Escola Antirracista em Itaberaba e Boa Vista do Tupim, municípios da região chapadeira. Essa premiação acontecerá em dois momentos. Em Itaberaba, será nesta quinta-feira (15), às 14h, no auditório Floraci Alencar, da Secretaria Municipal de Educação. Já em Boa Vista do Tupim, a premiação será 19 de novembro no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, às 14h.

Ao todo, foram contempladas dez escolas municipais, quatro Centros Municipais de Educação Infantil, três centros educacionais e um grupo escolar e um centro integrado de formação (confira a lista no final da matéria).

Esta foi a primeira vez que uma unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia localizada no interior do estado implementou na comarca o Selo Escola Antirracista. Houve 54 instituições de ensino inscritas. Para a defensora pública Camila Andrejanini, que atua na área de Infância e Juventude e foi responsável pela implementação da iniciativa em ambos os municípios, a participação das escolas na iniciativa foi muito positiva.

“Considerando que se trata da primeira edição do selo no interior da Bahia, as mais de 50 inscrições demonstram que a rede de ensino de Itaberaba e de Boa Vista do Tupim se interessaram em apresentar as boas práticas, a fim de tenhamos efetivamente uma escola antirracista, que é de extrema importância para que as crianças negras e indígenas conheçam sua história e, por consequência, cresçam com autoestima positiva”, avaliou.

Do total de inscritas, 72,2% se candidataram ao Selo Compromisso – Prêmio Oru – destinado a escolas que declarem o compromisso de implementar ações para a construção de uma educação antirracista, mediante apresentação do Plano de Trabalho, no qual se compromete a cumprir, pelo menos, 50% dos requisitos previstos pelo regulamento da premiação no prazo de dois anos.

A defensora pública Camila Andrejanini avalia como fundamental que a premiação disponha de uma categoria voltada exclusivamente para que as instituições de ensino assumam o compromisso de transformar a educação – não apenas para que iniciem tais mudanças, mas também passem documentá-las para fins de comprovação.

“A categoria Compromisso é fundamental também para que comecem a sistematizar seus projetos, pois muitas das escolas preencheram itens dos cinco eixos previstos no regulamento, mas apresentaram poucos documentos comprobatórios. Isso mostra que o plano de ação e o plano de trabalho não estão totalmente alinhados. No entanto, certamente as escolas já estarão mais atentas a esse alinhamento no futuro e acredito que isso seja um avanço que esteja além da premiação”, finalizou Camila Andrejanini. Com informações de assessoria.

Serviço
Itaberaba – Cerimônia de premiação do Selo Escola Antirracista da Defensoria Pública da Bahia
Data: 15 de dezembro de 2022, às 14h
Local: Auditório Floraci Alencar, da Secretaria Municipal de Educação de Itaberaba. Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, no 416, Centro – Itaberaba/BA

Boa Vista do Tupim – Cerimônia de premiação do Selo Escola Antirracista da Defensoria Pública da Bahia
Data: 19 de dezembro de 2022, às 14h
Local:Auditório Floraci Alencar, da Secretaria Municipal de Educação de Itaberaba. Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, no 416, Centro – Itaberaba/BA