A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) afirmou que espera receber 6,2 milhões de turistas entre o final de dezembro e o mês de março, durante o verão, superando a marca de 2019, com seis milhões. Com isso, a pasta deve realizar investimentos no setor e aguarda por uma injeção de R$ 9 bilhões com a recepção dos viajantes.

 

“Hoje, a Bahia já tem uma movimentação no turismo superior ao período pré-pandemia. O maior exemplo disso é o número de empregos gerados na atividade. Nós perdemos na pandemia 19 mil postos de trabalho e, segundo o Caged, até setembro de 2022, a atividade já tinha recuperado mais de 20 mil postos. Estamos colhendo as ações de promoção do destino Bahia desenvolvidas durante o ano, feitas na área internacional, nacional e regional”, afirmou o secretário de turismo, Maurício Bacellar.

 

De acordo com o titular da pasta, a Setur vai realizar receptivos de visitantes em seis zonas turísticas do litoral e na Chapada Diamantina. As ações serão feitas por guias de turismo e por técnicos da secretaria, que estarão disponíveis para prestar informações sobre roteiros de passeios e demais atividades.

 

O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), balcão informativo disponível em terminais e locais de grande visitação, também foi preparado e requalificado para dar segurança e qualidade no serviço turístico em todo o estado.

 

Bacellar ainda destacou que serão realizadas pesquisas durante o receptivo para ajudar a conhecer o perfil do visitante e planejar melhor as futuras ações do setor. Outro ponto de atenção é o respeito às normas do decreto estadual em vigor de proteção ao novo coronavírus. 

 

AÇÕES ESTRUTURANTES

O Plano Viva Turismo Bahia realizou, ao longo do ano, ações de biossegurança sanitária, qualificação e capacitação de mão de obra, promoção do destino Bahia e obras de infraestrutura. Entre as ações estruturantes já realizadas, está a parceria entre a Setur e o grupo Neoenergia Coelba para garantir o abastecimento de energia elétrica nos destinos turísticos. Um trabalho de inspeção estrutural, com poda de vegetação e manutenção e reforço nas redes foi realizado em 28 municípios das sete zonas turísticas.

 

“Nós identificamos as áreas onde há maior fluxo de pessoas neste período do verão. São em torno de 150 praias mais a área da Chapada Diamantina, onde fazemos todo um trabalho direcionado para estas regiões de maneira que esse fluxo de pessoas, que vai gerar um consumo maior de energia, possa acontecer de forma tranquila, com um trabalho de ajustes e investimentos, algo em torno de R$ 135 milhões este ano”, explicou o presidente do grupo, Luiz Ciarlini.

Foto: Valter Pontes / Secom