O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA) realizará a solenidade dos eleitos no pleito deste ano na próxima sexta-feira (16), Teatro Castro Alves (TCA), às 16h. O evento celebra, inclusive, o primeiro passo para a posse do futuro governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Entre cargos no executivo e no legislativo, serão, ao todo, 107 eleitos que serão diplomados pelo TRE da Bahia. Além da entrega dos diplomas ao governador e vice-governador eleito, o evento prevê a diplomação de 63 deputados estaduais, de 39 deputados federais e ainda do senador e seus dois suplentes.
LEIA TAMBÉM:
- “Tenho 80% dos ministérios na minha cabeça”, afirma Lula; presidente aguarda diplomação para anúncio
Para a posse no dia 1 de janeiro, a expedição da documentação é necessária para a formalização dos eleitos, condicionando o respectivo eleito a assumir o cargo. Todos os vencedores no pleito deste ano deverão ser diplomados em seus cargos até 19 de dezembro, conforme prazo previsto nas normas eleitorais.
No caso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), a diplomação dos presidente e vice-presidente da República é de responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois, inclusives, receberam a documentação nesta segunda-feira (12), em cerimônia realizada no plenário da Casa (veja mais aqui).