A prefeitura do município de Utinga, na Chapada Diamantina, tem ampliado e fortalecido as ações contra endemias que atingem animais e seres humanos. Nesta quinta-feira (8), a gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSB) publicou nota sobre a realização de um inquérito epidemiológico no povoado de Buriti com testagem de cães e conscientização contra a leishmaniose canina.

A ação tem como objetivo fortalecer a luta contra a doença (zoonose), que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa, sendo o mosquito o vetor. “É importante estar atento aos sinais clínicos da doença, tais como: lesões na pele, descamação, machucados que não saram , lesões oculares, crescimento exagerado das unhas, perda de peso e entre outros”, aponta nota da gestão municipal.

De acordo com a prefeitura, esse inquérito do povoado de Buriti “contou com testagem de cães para Leishmaniose, além da conscientização sobre a infecção”. As autoridades sanitárias apontam que o uso da coleira repelente para proteger o cão da picada é o ideal. “Vamos manter a casinha e o quintal sempre limpo e não deixar o animal solto no horário que os mosquitos agem [no amanhecer e anoitecer]. Prevenir é a melhor opção”, completa.

Jornal da Chapada