A prefeitura de Itambé, município do sudoese baiano, decretou situação de emergência após a chuva que atingiu a cidade no último fim de semana. O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) da última segunda-feira (28). A cidade teve diversas ruas alagadas e pelo menos cinco famílias desabrigadas ou desalojadas. 

De acordo com a prefeitura, as famílias foram encaminhadas para aluguéis sociais ou abrigos provisórios. Além disso, as autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil estão autorizados a entrar nas casas em caso de risco iminente, para prestar socorro ou determinar a evacuação do imóvel.

A chuva causou transtorno também em outras cidades. Em Alagoinhas, por exemplo, uma unidade de saúde foi invadida por água da chuva. Alagamentos em ruas, residências e pontos comerciais também foram registrados. A prefeitura da cidade informou que foi montada uma força-tarefa para minimizar os prejuízos causados.

Já no município de Prado, no extremo sul do estado, quase três mil pessoas ficaram desalojadas por conta do temporal. Pelo menos cinco comunidades da cidade ficaram isoladas após as pontes que ligavam a Comuruxatiba, na BA-001, ficarem bloqueadas.