O domingo (11) foi de festa para a comunidade do Assentamento Vazante, zona rural do município de Itaberaba. É que o prefeito do município Ricardo Mascarenhas (PP), acompanhado de seu secretariado, diretores e coordenadores, desembarcou no povoado para entregar a Unidade Satélite de Saúde da Família (UBS) ‘José Gameleira’. Ricardo ainda anunciou a construção da praça do povoado, que será erguida no entrono de uma tamarineira cinquentenária – local onde aconteceu o ato político e administrativo -, construção de uma quadra coberta e entrega de 124 títulos de propriedades, realizando o sonho de todos os assentados.
Em seu discurso, o prefeito progressista saudou todos nomeando colaboradores de sua administração, lideranças políticas da sede e da zona rural e falou da obra. “Cheguei aqui mais cedo e fui logo visitar a UBS, e fiquei emocionado com o que vi. É a melhor Unidade de Saúde da Família a de Vazante. Vocês capricharam”, disse o gestor agradecendo o empenho de toda sua equipe de Saúde, em nome do secretário municipal João Rodrigues e do coordenador de Atenção Básica, o jovem enfermeiro Rodrigo Fernandes.
Participaram do ato político e administrativo, comandado pelo secretário de Comunicação Paraná e auxiliado pelo coordenador da zona rural, Roosevelt Abreu (Ruzinho), os vereadores da bancada de Ricardo Mascarenhas na Câmara Municipal, sendo eles Peba, Niltinho, Adaias da Feira e Bodinho Neto. Também estiveram na inauguração o ex-prefeito Bodinho e o ex-vereador Valter Sena.
Estrutura da UBS ‘José Gameleira’
A UBS de Vazante foi construída do zero, com recursos próprios do município e será base da equipe de saúde da família composta por técnicos, enfermeiro e médico, beneficiando, além de Vazante, as comunidades de Lagedo de Cima, Sitio União, Queiroz Fazenda Bom Sossego Lagoa Do Curral, Salinas, Areia Branca, Monte Verde, Gerais e Água Preta. Para isso, vai dispor também dos serviços de saúde bucal, que há anos era solicitado pela comunidade.
Para se ter uma ideia, os serviços odontológicos só eram feitos na comunidade pelos mutirões do ‘Expresso Saúde’. A UBS de Vazante vai ofertar serviços como atendimento médico e odontológico, pré-natal, preventivos, vacinas e outros. Possui recepção, consultório médico e de enfermagem, sala de triagem, sala de curativos e pequenos procedimentos, sala de vacina, sala para reunião dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), consultório odontológico, além de toda parte administrativa como almoxarifado, DML e uma central de esterilização e expurgo.
Ricardo Mascarenhas já está conhecido como o prefeito de Itaberaba que mais investe na infraestrutura de educação e esporte, com construção de escolas padrão e de quadras de esportes cobertas. Nos últimos meses, o gestor já entregou as UBS de Alagoas, Duas Irmãs e Vazante, e tem previsão para os próximos meses de entregar a UBS do povoado de Barro Duro.
O prefeito ainda rebateu uma representante da oposição que criticou os investimentos feitos no posto de saúde de Vazante, ao dizer que o povoado já tinha um posto de saúde e não precisava de um novo. “Convido essa senhora a trazer sua família, seus filhos, seus netos, para serem atendidos neste antigo Posto de Saúde onde os usuários eram atendidos e profissionais de saúde atuavam em meio a um ambiente insalubre, indigno, com uma estrutura comprometida, cheia de morcegos e cupins”, dispara o prefeito.
Outro discurso que foi destaque na inauguração foi o do representante do povoado, Geraldo Silva dos Santos. Com a sinceridade peculiar do homem do campo, Geraldo saudou a todos, agradeceu a construção da UBS e enumerou os feitos de Ricardo. “Reforma da Casa das Margaridas, reforma da igreja, aguada com 100 horas de trator, iluminação pública, água de carros-pipa, limpeza pública, estradas, além de pegar o Garantia Safra com 115 cadastrados e hoje são mais de 1,3 mil”. Segundo Geraldo, o prefeito é o único que tem dado total apoio à comunidade de Vazante.
Segundo Ruzinho, coordenador da zona rural, Ricardo Mascarenhas é também responsável pela assinatura do projeto de energia que está sendo implantado no povoado. Os assentados de Vazante vivem dos programas sociais do governo federal, programas e ações da administração municipal, tendo como principal atividade a agricultura familiar, no cultivo do abacaxi de sequeiro e hortaliças. Essa última só é possível graças a uma aguada construída pela prefeitura de Itaberaba.
Jornal da Chapada